Trabalho Comunicação Empresarial
Pesquisas Acadêmicas: Trabalho Comunicação Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: deboramattosr • 16/12/2014 • 868 Palavras (4 Páginas) • 228 Visualizações
1. Introdução
O ato de comunicar-se está enraizado na natureza e não é um privilégio apenas dos seres humanos (Perles, 2007). Este porém, tem a comunicação como característica indispensável, pois sendo um ser social, o homem precisa manter relações interpessoais que só se estabelecem com a troca e compreensão de informações que caracterizam a comunicação.
No âmbito empresarial não poderia ser diferente, uma vez que as empresas são feitas por pessoas que dependem dos processos comunicacionais para realizar suas atividades e alcançar os objetivos da organização. Logo, neste contexto, a comunicação é referida como um compartilhamento de expectativas, onde a produção e o fluxo informacional deve estar em sintonia tanto nos ambientes internos quanto externos da empresa (Simão, 2005).
Atualmente, as empresas não tem como fugir muito dessa necessidade de compreender a complexidade envolvida nos processos comunicacionais organizacionais pois vivemos num ritmo acelerado de informações e mudanças que levam as empresas a buscarem novos meios de gestão para enfrentar a competitividade (Cardoso, 2006).
Cardoso, em 2006, evidencia a importância da informação e comunicação no seguinte trecho:
“[...] salientamos exatamente a importância da informação e comunicação como instrumentos e processos poderosos para a realização das potencialidades estratégicas e para a ampliação e integração das estruturas organizacionais. É por meio desses instrumentos que as organizações desenvolvem funções, tomam decisões e estabelecem contatos com clientes, fornecedores e parceiros. Isso significa que as organizações precisam repensar, complementar e aprimorar seus referencias teóricos e metodológicos tradicionais, formulando e disseminando estratégias que levem em conta os processos comunicacionais como suportes eficazes e competentes para o agir e existir delas.”
A comunicação empresarial possui duas vertentes: a comunicação social ou externa e a comunicação interna. A primeira diz respeito a informações da empresa para a sociedade através da publicidades, jornais, marketing e relações públicas. Já a segunda, que muitas vezes é negligenciada, envolve a circulação das informações da empresa aos colaboradores.
A comunicação interna é um fator muito preocupante mundialmente nas empresas como mostrado numa pesquisa qualitativa feita com um mil CEO’s de empresas de 19 países, pela PMC/AMROP, na qual a totalidade dos dirigentes apontou a comunicação como um dos três maiores desafios das empresas e acham imperativo que suas empresas conheçam as pessoas e suas demandas (Rago).
Ragosugere assim, que o processo comunicacional interno das empresas deve buscar estratégicas de melhoria que abordem os seguintes aspectos: a contextualização das mensagens, garantindo uma compreensão universal pelos funcionários; trabalhar oportunidades de comunicação face a face de forma integrada com as mídias internas; e monitorar os processos comunicativos através de um feed-backeficaz.
A importância da comunicação face a face também é observada por Torquato, em 2003, no seguinte trecho:
Isto pode ser corroborado pela seguinte afirmação de Torquato, em 2003:
“As comunicações orais, por exemplo, são tão importantes quanto as comunicações impressas, mas não recebem tratamento compatível e os profissionais, com raras exceções, não lidam com essa forma.”
Logo, podemos afirmar que cada vez mais a comunicação pode ser considerada uma estratégia de gestão (Pessoa, 2003), exercendo um extraordinário poder para o equilíbrio, o desenvolvimento e a expansão das empresas (Torquato, 1986).
2. Objetivo do trabalho
No âmbito da comunicação empresarial, com enfoque na comunicação interna, o objetivo do presente trabalho foi a análise de possíveis ruídos comunicacionais na empresa consultada, nos setores de Suprimentos e Almoxarifado e a busca de um Plano que auxilie na melhoria deste
...