Trabalho Em Grupo
Exames: Trabalho Em Grupo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: mercado • 2/6/2013 • 1.247 Palavras (5 Páginas) • 427 Visualizações
AMBIENTE EMPRESARIAL
1. Aviso prévio:
Empregado que trabalha até um ano em regime CLT tem direito a 30 dias de aviso prévio. A cada ano adicional no local, é necessário acrescentar três dias – até o limite de 3 meses, quando não há mais acréscimos.
2. . Prazos de pagamentos:
São dois: se for cumprido o aviso prévio, a rescisão deverá ser paga no primeiro dia logo após o término do contrato. Se o aviso for indenizado, deve-se pagar até o décimo dia, contado a partir da notificação.
3. Proventos e descontos: Horas extras
Precisam ser consideradas e pagas antes de o funcionário se desligar. São calculadas considerando o valor regular da hora de trabalho, acrescido de 50%
4. FGTS na Rescisão
Quando for cumprido o aviso prévio, deve-se pagar: saldo de salário, férias proporcionais àquele ano acrescido de um terço desse valor, 13º salário proporcional, eventuais horas extras e, se houver férias vencidas, acrescidas de um terço desse valor. Quando o aviso prévio for pago, deve ser acrescentado a essa lista o equivalente a um salário. Em ambos os casos, paga-se a multa de 40% sobre o FGTS.
5. Comunicação de dispensa – cd requerimento de seguro desemprego: Pela norma, no ato da dispensa, o empregador deve entregar ao trabalhador demitido sem justa causa, o Requerimento do Seguro-Desemprego (RSD) e a Comunicação de Dispensa (CD). O trabalhador tem então que preencher esses formulários com as informações constantes da Carteira de Trabalho e Previdência Social e encaminhar ao Ministério do Trabalho e Emprego a partir do 7º (sétimo) e até o 120º (centésimo vigésimo) dias subsequentes à data da dispensa.
6. Carta de preposição para pessoa que for fazer a homologação no sindicato ou documento de representação:
Devem-se entregar três documentos ao funcionário:
- termo de rescisão de contrato de trabalho, com os dados do trabalhador e a discriminação dos valores pagos na rescisão;
- guias de seguro-desemprego (para quem trabalhou por no mínimo 6 meses na empresa e não foi dispensado por justa causa);
- chaves de conectividade (documento para que o funcionário possa ir à Caixa Econômica Federal acessar o FGTS)
O que estresse?
O estresse é uma reação do organismo (física e mental) a um esforço extremo ou importante. Em geral o estresse ativa processos hormonais e nervosos baseado em um estado de alerta, o que explica o aumento do ritmo cardíaco e do estado de vigilância.
O estresse ocupacional deve ser entendido e se diferencia das demais manifestações de estresse apenas pelo fato de que as fontes de pressão são provenientes do ambiente de trabalho ou das contradições entre vida profissional e vida pessoal. Nos outros aspectos, seja por sua forma de manifestar ou das consequências que desencadeia, ele é muito semelhante, pois os aspectos biológicos e psicológicos tendem a ser semelhantes das outras formas de estresse.
Todo esse estresse é ruim?Explique.
Estresse nessa situação em que o funcionário se encontra é inevitável. Se o líder resolve demitir um, o grupo sente o outro com suas responsabilidades desorganizadas, todo grupo vai se estressar com o colega ocasionando desconforto em todo mundo.
c) comprovadamente existem três grupos de fatores potencias de estresse no trabalho. Cite-os e explique-os:
. (1) estímulos estressores: estresse ocupacional Fere-se aos estímulos do ambiente de trabalho que exigem Respostas adaptativas por parte do empregado e que excedem sua habilidade de enfrentamento.
(2) respostas aos eventos estressores:
Estresse ocupacional refere-se às respostas (psicológicas),
(Fisiológicas e comportamentais) que os indivíduos emitem
Quando expostos a fatores do trabalho.
(3) estímulos estressoras-respostas:
Estresse ocupacional refere-se ao processo geral em que
Demandas do trabalho têm impacto nos empregados.
Quando a organização deve administrar o estresse?
Quando o funcionário com esse tipo de problema começar a cometer atos em que acabe diminuindo seu rendimento no local de trabalho. Ocasionando erros graves que possam comprometa a empresa. A organização deve tomar providencias em relação a esse tipo de problema, pois isso pode ser fatal para o desenvolvimento no local. Deve-se agir afastando esse tipo de funcionário ou diminuir a sobrecarga de trabalho do suposto funcionário.
Qual a taxa de desemprego do município?
A taxa de desligamento do município de Arapiraca AL, é de 363 nos municípios.
O cidadão sem qualificação profissional, com idade acima dos 35 anos e que, porventura, esteja desempregado tende a não mais encontrar colocação formal e com carteira de trabalho assinada no mercado de trabalho de Arapiraca, onde o fantasma
...