Títulos Variáveis
Artigo: Títulos Variáveis. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Luuu • 16/11/2013 • 872 Palavras (4 Páginas) • 269 Visualizações
I – INTRODUÇÃO
Este trabalho explica sobre renda variável, discorrendo sobre seus tipos, principais títulos e as vantagens e desvantagens nesta aplicação.
Apesar das Ações serem as estrelas da Renda Variável, há formas diversificadas de investimentos. Os investimentos mais tradicionais e populares em renda variável são as ações, os fundos de ações e os clubes de investimento. É necessário avaliar cada um deles antes de decidir investir.
II – RENDA VARIÁVEL
Ativos de renda variável são aqueles cuja remuneração ou retorno de capital não pode ser dimensionado no momento da aplicação, podendo variar positivamente ou negativamente, de acordo com as expectativas do mercado. São voláteis e podem apresentar grandes rentabilidades ou prejuízos em pequenos prazos, ou seja, ter uma redução do seu valor. Os mais comuns são: ações, fundos de renda variável (fundo de ação, multimercado e outros), quotas ou quinhões de capital, commodities (ouro, moeda e outros) e os derivativos (contratos negociados nas Bolsas de valores, de mercadorias, de futuros e assemelhadas).
É o investimento em uma classe de ativos em que a remuneração ou retorno de capital investido é variável, não garantido, podendo inclusive gerar perdas financeiras sobre o capital principal. Geralmente são recomendados para o longo prazo e aos investidores toleráveis ao risco, pois sua remuneração dependerá dos resultados obtidos pela empresa.
Apesar de parecerem complexos, nos mercados de renda variável, existe uma única síntese verdadeira, independente de quais sejam os mercados ou suas condições. Os ativos de renda variável poderão:
- Subir, podendo gerar uma alta bem maior do que as obtidas pela Renda Fixa;
- Cair podendo até gerar perdas nominais no capital principal;
- Ficarem indefinido ou estagnado, nem subindo e nem caindo.
Mesmo com a possibilidade de poder sofrer perdas nominais no capital principal, as altas acabam por compensar, o que justificam o investimento em ativos de renda variável.
Podemos citar como os maiores representantes dentro desta classe de ativo:
- Ações - Ações são títulos nominativos, de renda variável, que representam uma fração do capital social de uma empresa. Quando adquire ações de uma empresa o investidor se torna sócio desta, participando de seus resultados.
- Clubes de investimentos - É uma das maneiras mais simples de iniciar seus investimentos no mercado financeiro. Os Clubes são formados por investidores pessoas físicas. O ideal é que elas tenham interesses em comum, como um grupo de amigos ou de familiares. O grupo deve eleger um representante, ou um conselho de representantes, e um gestor que tomarão as decisões junto à administradora do Clube.
- Commodities – significa mercadoria, sendo um termo de referência de produtos de base em estado bruto, considerado matéria-prima. Além do nível de matéria-prima, é aquele produto que apresenta grau mínimo de industrialização. Em geral, as commodities são produzidas em grandes quantidades por vários produtores. São produtos “in natura” provenientes de cultivo ou de extração. Por serem mercadorias de nível primário, propensas à transformação em etapas de produção, apresentam nível de negociação global.
São suscetíveis a oscilações nas cotações de mercado, em virtude de perdas e ganhos nos fluxos financeiros no mundo. São negociadas no mercado físico, seja para exportação ou no mercado interno, e nos mercados derivativos das Bolsas de Valores e contratos futuros. Os principais tipos de commodities são:
• Agrícola. Ex. café, trigo, soja;
• Recursos pesqueiros. Ex. peixes, lulas, crustáceos, ostras;
• Mineral. Ex. ouro; petróleo.
• Financeira.
...