USUARIOS INTERNOS E EXTERNOS DA CONTABILIDADE
Casos: USUARIOS INTERNOS E EXTERNOS DA CONTABILIDADE. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: 260112 • 5/3/2015 • 424 Palavras (2 Páginas) • 6.236 Visualizações
USUÁRIO INTERNO E EXTERNO
Para o IBRACON, o usuário será “toda pessoa física ou jurídica que tenha interesse na avaliação da situação e do progresso de determinada entidade,seja tal entidade empresa, ente de finalidades não lucrativas, ou mesmo patrimônio familiar”.
Mattessich apud Pinheiro (1997) coloca que uma das tarefas dos contadores seria utilizar pesquisas de comportamentos e projetos de pesquisa empírica, com a intenção de responder questões relacionadas à quais informações contábeis os usuários necessitariam e com que propósito.
Através do pronunciamento da Estrutura conceitual para elaboração e apresentação das demonstrações contábeis, o Comitê de Pronunciamentos Contábeis – CPC – cita entre os usuários das demonstrações contábeis os investidores atuais e potenciais, empregados, governos e suas agências e o público. Estes usuários utilizariam os relatórios contábeis para satisfazer algumas, dentre as diversas, de suas necessidades de informações.
Estruturalmente, os usuários da informação contábil estariam divididos em dois pólos de localização: (a) usuários internos e; (b) usuários externos. Isto é, os usuários que estariam diretamente vinculados a partir do ambiente em que se localizam, como administradores e empregados, e aqueles que estariam vinculados externamente à entidade, participando dela ou não. Nesse último caso, podemos citar o governo e seus órgãos, seus investidores e seus credores, por exemplo.
Optamos, contudo, em nossa linha de raciocínio, por uma atribuição das características da informação contábil, sejam as divergências ou as convergências, voltadas ao tipo de usuário, a partir dos atributos da contabilidade gerencial e da contabilidade financeira para vincularmos aos usuários internos e usuários externos, respectivamente.
Para ilustrar algumas características dessas informações, segue quadro abaixo:
Quadro 1 - Características básicas das contabilidades financeira e gerencial
Contabilidade Financeira
Contabilidade Gerencial
Clientela
Externa: Acionistas, credores,
autoridades tributárias.
Interna: Funcionários,
administradores, executivos.
Restrições
Regulamentada: dirigida por regras e princípios fundamentais da contabilidade e por autoridades governamentais.
Desregulamentada: sistemas e
informações determinadas pela administração para satisfazer necessidades estratégicas e operacionais.
Natureza da
Informação
Objetiva, auditável, confiável,
consistente, precisa.
Mais subjetiva e sujeita a juízo de valor, válida, relevante,
...