Um Empreendedor de Sucesso
Por: Jenifer Andrade • 4/10/2020 • Trabalho acadêmico • 360 Palavras (2 Páginas) • 238 Visualizações
Questões referentes ao estudo de caso
1. Quais características empreendedoras podem ser identificadas em Júlio Worcman, após conhecer a história de sua trajetória até conquistar o sucesso fazendo o que gosta, em uma empresa promissora? (Use como referência as características do empreendedor de sucesso listadas no Capítulo 2.)
2. O que levou Júlio a identificar a oportunidade de negócio de sua vida? Quais fatores influenciaram sua decisão? Por que Júlio desistiu de outras oportunidades de negócios, mas sempre se manteve atento ao que ocorria à sua volta?
3. Identifique as principais fases da vida de Júlio, procurando fazer um paralelo com algum empreendedor de sucesso que você conhece. Quais as semelhanças entre eles? Quais as diferenças? Como a identificação da oportunidade de negócios ocorreu em cada caso
1-) As características empreendedoras encontradas são:
• Inovação;
• Busca de informações (por meio de pesquisas, conforme fizera Júlio);
• Persistência e dedicação;
• Visão social para projetar-se o futuro (tendências).
2-) Foram três os fatores em que fizeram Júlio tornar-se um empresário e abrir seu próprio negócio, a acessibilidade monetária ao aparelho de fax, padronização mundial do formato VHS e a privatização de partes das redes televisivas da Europa. Júlio desistiu dos outros negócios pois percebeu que a tendência naquele momento se encaminhava para esse ramo e que seria necessário alguém para preencher essas lacunas. Todavia, ele manteve-se atento as transformações do mercado e sociedade, pois sabe que no futuro as coisas poderiam mudar novamente, e ele como empresário e empreendedor deve estar preparado para essas.
3-) Júlio em suas fases relatadas no texto, viu que não se enquadrava em muitas coisas e dessa maneira, bem como outros empreendedores resolveu seguir em uma área que gostava e possui domínio, porém esse apresentou um enorme diferencial, não se prendeu a paradigmas, pelo contrário, acompanhou os possíveis cenários e tentou prever as tendências que se realizariam em um futuro próximo e com isso investiu no “novo” e “desconhecido”. Esse fato assemelha Júlio de muitos empreendedores, nos quais tentam enxergar “além da curva”, notar qual será o próximo passo que um determinado ramo e seguimento de mercado irá se transformar. Essa previsão e análise futurista, faz com que muitos empreendedores se destaquem perante a outros.
...