De Que Forma Na Teoria E Na Pratica A ética E As Relações Humanas No Trabalho Irãocontribuir Para O Sucesso De Um Empreendedor
Exames: De Que Forma Na Teoria E Na Pratica A ética E As Relações Humanas No Trabalho Irãocontribuir Para O Sucesso De Um Empreendedor. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: edineideemmanuel • 31/5/2014 • 2.214 Palavras (9 Páginas) • 864 Visualizações
Atividade: Processo de Negociação Empresarial.
CUIABÁ – MT, 24/03/2014.
SÚMARIO
1 INTRODUÇÃO...............................................................................................................3 2 APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA.............................................................................4 3 PERFIL DOS OPONENTES E PERFIL DO NEGOCIADOR.........................................5 4 PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO...................................................................................6 5 PLANEJAMENTO E PROPOSTA DE NEGOCIAÇÃO DE AMBAS AS PARTES..............7 6 RESULTADO FINAL DAS NEGOCIAÇÕES...................................................................8 7 CONCLUSÃO................................................................................................................9 8 REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
O trabalho desenvolvido teve por idéia inicial mostrar como a visão sistêmica pode ser importante para tornar as negociações mais estratégicas, principalmente nas atividades empresariais. Ao torná-las mais abrangentes, dá-se um passo fundamental para também torná-las mais estratégicas, ou seja, mais voltadas para uma visão de longo prazo, buscando um relacionamento que seja duradouro e uma relação que possa atender se não plenamente, ao menos de maneira satisfatória, todas as partes envolvidas na negociação. Para tanto, foi utilizado como ponto de partida uma construção, com planejamento para negociação sistêmica que beneficie todos os envolvida estando neste contexto uma conceituada gravadora de música x associação dos moradores de um bairro juntamente com a Prefeitura da cidade, onde irá ser apresentadas soluções com planejamento.
O mais incompreensível do mundo
É que ele seja compreensível.
Albert Einstein
2 APRESENTAÇÃO DO PROBLEMA
Uma conceituada gravadora de música, através de pesquisa realizada referente a custo, logística e ambientação ideal, pretende se instalar em um bairro classe média de uma cidade no interior de São Paulo, onde pretende inclusive investir em melhorias na região circunvizinha, trazendo assim um progresso contínuo ao local escolhida como sede de empresa.
Os moradores, através da associação de moradores do bairro, quando souberam de tal notícia, entraram com pedido/manifesto junto à prefeitura da cidade, cuja intenção é impedir as novas instalações da Gravadora, alegando que a empresa irá perturbar a tranqüilidade dos moradores devido ao barulho, trânsito, e também que afetará a segurança dos moradores do bairro devido à quantidade de artistas a freqüentar o local. A prefeitura por sua vez, após analisar o pedido dos moradores e verificar que o projeto já havia sido aprovado pela secretaria competente, entrou em contato com a empresa, informando sobre a reivindicação da associação de moradores, solicitando assim, um porta voz para negociar com os moradores e apresentar uma proposta de negociação para chegar a um acordo no prazo de quarenta e cinco dias, com uma reunião prévia para as primeiras negociações em vinte dias. Desta forma, a prefeitura acompanhará as negociações,
para prosseguir com a liberação das obras para instalação da empresa no bairro/cidade ou não. O Sr. Jorge Andrade, gerente de negociações e porta voz do CEO da Gravadora, foi designado para dar início às negociações. Da mesma forma, o Sr. Carlos Henrique, o líder da associação de moradores do bairro, também iniciou a coleta de informações com os moradores a fim de elaborarem uma proposta a ser apresentada na reunião prévia daqui a vinte dias. Ambas as partes defenderão seu ponto de vista, devendo partir de cada negociador apresentar uma contra proposta.
O bairro é de classe média, tem apenas cinco anos de formação na cidade e ainda necessita de melhorias em algumas áreas tais como: iluminação, sinalização e viabilização de retornos, uma vez que o mesmo fica as margens de uma grande rodovia estadual.
3 PERFIL DOS OPONENTES E PERFIL DO NEGOCIAGOR
.OPONENTES – ASSOCIAÇÃO DE MORADORES DO BAIRRO
Líder: Carlos Henrique
Formação: Administrador
Objetivo: Impedir a construção da Gravadora
Alegação: Perturbação da ordem Pública
Argumentos: Barulho, Segurança e infra-estrutura (trânsito).
Estímulos a Negociação: Tem a idéia fixa de que o bairro não necessita dos progressos advindos deste empreendimento. Informações relevantes: Público conservador e questionador, que preza tranqüilidade, sendo que a maioria são pessoas de 3ª idade.
.NEGOCIADOR – A GRAVADOURA
Negociador: Jorge Andrade
Formação: Estrategista de Negócios/Experiência em negociar em meio a conflitos.
Objetivo: Obter a liberação do empreendimento e instalar a gravadora no bairro.
Alegação: O progresso é inevitável
Estímulos a Negociação: Pode contribuir para melhorias no bairro, desde que, a negociação seja com benefícios para todos.
4 PROCESSO DE NEGOCIAÇÃO
O chefe habilidoso conquista as tropas inimigas sem luta; toma suas cidades sem submetê-las a cerco; derrota o reinado sem operações de campo muito extensas. Com as forças intactas, disputa o domínio do Império e, com isso, sem perder um soldado, sua vitória é completa.
...