Vendas
Tese: Vendas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 15/10/2013 • Tese • 495 Palavras (2 Páginas) • 403 Visualizações
Em qualquer situação de venda, é provável que tenha que ultrapassar as objeções dos clientes, antes da tomada de decisão. Muitas vezes, a nossa forma de lidar com os obstáculos afasta o cliente. Superar estas situações de forma eficaz torna-se um processo que envolve algum cuidado, sensibilidade, saber ouvir e positivismo como resposta às preocupações do cliente.
As objeções do cliente nem sempre são racionais. Na maioria das vezes são totalmente emocionais. O vendedor tem que responder às necessidades emocionais dos clientes e ás que os impedem de comprar, se quer construir um relacionamento a longo prazo. A Copa de 2010 na África, maior evento esportivo de todo o planeta, reuniu as melhores seleções do mundo, proporcionando alegrias, tristezas e acima de tudo, grandes oportunidades para refletirmos sobre questões importantes do dia a dia no mundo corporativo e em vendas.
Milhares, provavelmente bilhares de expectadores em todo o mundo estavam atentos aos pés dos jogadores, nos apitos dos árbitros e nos comandos dos técnicos. Mas será que estavam atentos aos grandes ensinamentos de gestão e vendas?
Estratégia e Planejamento – A Alemanha, uma das favoritas ao titulo, justamente por ter um time equilibrado em todos os sentidos, demonstrou uma estratégia poderosa, conseguiu uma ótima campanha, atropelou grandes seleções, mas no jogo contra a Espanha, foi irreconhecível. Não conseguiu manter sua estratégia funcionando e perdeu! Você tem uma estratégia bem definida? E como é o planejamento para colocar a estratégia em prática?
Falta de Criatividade – Com um jogo burocrático, a Inglaterra decepcionou bastante e logo foi eliminada. O que você tem feito para inovar?
Clima Organizacional – Permeada de intrigas, fofocas, desavenças, diálogo e entrosamento, a França fez uma de suas piores campanhas, mesmo sendo uma das favoritas. Como é o clima em sua empresa/equipe?
Determinação e Persistência – Mesmo não ganhando a Copa, o Uruguai conseguiu uma de suas melhores campanhas das últimas décadas. Com um time tecnicamente mais “fraco”, deu um show de garra, lutou até o ultimo instante em todos os jogos, durante o tempo todo e saiu de cabeça erguida, retornando a elite do futebol mundial. Qual o seu nível de determinação no dia a dia, mesmo diante grandes desafios?
Motivação – Um dos times mais motivados desta Copa, sem dúvidas era Gana e comprovou que somente pessoas motivadas não reúnem todas as habilidades para chegar ao pódio. Motivação e atitude são fundamentais, mas sem técnica, habilidade e método, uma equipe pode tornar-se um time de “burros motivados” ao deparar-se com desafios maiores.
Conheça seus pontos fortes e fracos – A Argentina, mais uma das favoritas ao título, tinha um time forte, um meio de campo excelente e um ataque fulminante. Mas sua defesa era seu calcanhar de Aquiles. Provavelmente por não conhecer profundamente este ponto fraco, sucumbiu perante a Alemanha. Muitas empresas e vendedores não conhecem bem o suficiente seus pontos fortes e fracos. O SWOT, acróstico das palavras em inglês Strengths (Forças), Weaknesses (Fraquezas), Opportunities (Oportunidades) e Threats (Ameaças) é uma ótima ferramenta para isto!
...