Votorantim
Trabalho Escolar: Votorantim. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlaquerino • 21/3/2014 • 715 Palavras (3 Páginas) • 1.003 Visualizações
CENTRO UNIVERSITÁRIO ESTÁCIO DE SÁ DE SANTA CATARINA
MBA EM GESTÃO DE PESSOAS
ESTUDOS DE CASOS
CASE STIHL: um processo de mudança
Carla Querino, Daniele Lozano, Eder Querino e José Pereira.
São José, 22 de Fevereiro de 2014.
Case: Stihl – Um processo de mudança.
A Stihl surgiu na Alemanha EM 1926, na cidade de Waibligen, a partir dos desejos de um homem em melhoras as condições de vida de outros homens e tornar o trabalho deles sempre mais fácil.
Presente em mais de 160 países, com atuação nos mercados florestal, agropecuário, jardinagem e infraestrutura, a Stihl é hoje líder nos mercados de ferramentas motorizadas portáteis. A empresa é a única fabricante de motosserras instalada no Brasil. Possui metade do mercado no Brasil e exporta 60% da sua produção.
É reconhecida mundialmente por garantir alto padrão de qualidade nos seus serviços e produtos e oferecer soluções inovadoras para facilitar ainda mais o dia a dia de seus clientes, premissa essa que já vem desde sua origem.
Como em toda empresa, na Stihl há um organograma: presidente vem no topo dos quadrinhos, seguindo pelos diretores, gerentes e pessoal operacional. A diferença é que lá funciona um outro organograma, batizado pelo presidente alemão de “organograma biológico”.
O “organograma biológico” possui uma estrutura mutante capaz de se adaptar às circunstâncias. Desta forma, o diretor, por exemplo, pode receber instruções de um operário durante um trabalho em equipe. Nessa estrutura a autoridade é de quem tem mais informação sobre o assunto.
A Stihl tem como missão: “Facilitar a vida dos clientes oferecendo soluções rápidas e inovadoras em ferramentas motorizadas portáteis para os mercados florestal, agropecuário, de serviços e bricolagem. Busca excelência como organização, perseguindo a rentabilidade e a satisfação dos clientes, preservando os valores éticos com relação aos colaboradores, fornecedores, revendedores e acionistas, respeitando o meio ambiente e garantindo a perpetuação da organização como exercício de nossa responsabilidade social.”
Sua visão é: “Ser uma empresa inovadora e líder no mercado brasileiro, crescendo fortemente nos mercados globais e no Grupo Stihl, encantando clientes e colaboradores.”
Seus valores são: satisfação do cliente; qualidade ampla, resultados, envolvimentos de todos e melhoria contínua. E a empresa tem como objetivos a mudança da cultura sem perder os valores de empresa familiar; ter mais respeito, admiração e reconhecimento pelas fábricas dos EUA e Alemanha e ser mais competitivo para exportação.
Como estratégia a Stihl sempre focou em duas frentes bem claras, uma é em pessoas e outras em desenvolvimento tecnológicos. Como este trabalho trata de recursos humanos vemos bem claro no artigo a estratégia em mudar de uma estrutura paternalista para uma estrutura hierárquica, para tanto a empresa passou por várias etapas, como a divulgação
...