Águas Claras
Monografias: Águas Claras. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Daymribeiro • 9/4/2014 • 622 Palavras (3 Páginas) • 463 Visualizações
Campanha tenta atrair moradores de Águas Claras ao comércio local
Kelly Almeida - Correio Braziliense
Publicação: 20/07/2011 09:49 Atualização:
A região administrativa de Águas Claras, detentora do maior canteiro de obras da América Latina, atrai cada vez mais investidores. Atualmente, cerca de 1,6 mil empresas ocupam a cidade. Há cinco anos, esse número era 80% menor, segundo a Associação Comercial Empresarial e Industrial de Águas Claras (Aciac). Até o fim de 2013, a entidade acredita que o comércio crescerá mais 25%. Porém, mesmo com o incremento constante das opções de consumo, muitos moradores ainda concentram as compras em outras cidades, principalmente Taguatinga. Por isso, a Aciac, a Administração Regional e o Serviço Brasileiro de Apoio à Micro e Pequena Empresa do DF (Sebrae-DF) lançaram ontem a campanha “Amo Águas Claras. Vivo aqui, compro aqui!”
Com essa ideia, a intenção é incentivar os 135 mil moradores a gastarem na cidade e, assim, extinguir a ideia de que Águas Claras é um local para o qual as pessoas vão apenas na hora de dormir. “Queremos mostrar aos moradores que a região tem vida própria e pode atender toda a população. A proposta da campanha é dar apoio aos empreendedores e conscientizar a população a gastar dentro da região”, afirma o presidente da Aciac, Valdeci Machado Elias.
Segundo Machado, empresas de diversos ramos estão instaladas na região central de Águas Claras e nos bairros Arniqueiras e Areal. Comércios na Área de Desenvolvimento Econômico (ADE) e em uma parte do Pistão Sul, em Taguatinga, também pertencem à região administrativa e entram na contagem. A associação comercial não tem dados que informem o valor movimentado mensalmente e a quantidade exata de estabelecimentos com finalidade comercial. “Vamos fazer um
censo empresarial para quantificar os comércios e o volume de dinheiro movimentado, além de orientar os empresários, que poderão contar com pontos de apoio do Sebrae-DF instalados na cidade”, conta o presidente.
Renda familiar
Pesquisa Distrital por Amostra de Domicílios (Pdad), que começou a ser realizada pela Companhia de Planejamento do DF (Codeplan), aponta que a renda familiar média em Águas Claras é de R$ 6.823 mensais. O acumulado neste ano pela população pode chegar a R$ 4 bilhões. Até o fim de 2011, o montante pode fazer com que a região ocupe o 5º lugar no ranking das regiões com maiores rendas por domicílio no DF. Deve perder apenas para as asas Sul e Norte, os lagos Sul e Norte e o Sudoeste.
Para o diretor de Gestão de Informações da Codeplan, Júlio Miragaya, grande parte da renda dos moradores é voltada para o consumo. “Contingente populacional elevado e renda elevada significam alto potencial para movimentar o comércio local”, explica Miragaya. Mas o economista alerta: uma ascensão em Águas Claras pode enfraquecer o mercado de outras regiões. “Boa parte do consumo é feito em Taguatinga e no Plano Piloto. Caso percam força, essas regiões podem oferecer preços menores ou até mesmo se instalarem em Águas Claras”, acredita o economista.
A empresária Melisa Rodrigues Valadão de Oliveira, 35 anos, arriscou tudo o que tinha
...