A GLOBALIZAÇÃO EM TERMOS QUANTITATIVOS
Por: laramaluca • 1/7/2016 • Artigo • 1.090 Palavras (5 Páginas) • 423 Visualizações
UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO DE JANEIRO
RELAÇÕES INTERNACIONAIS
A GLOBALIZAÇÃO EM TERMOS QUANTITATIVOS
RIO DE JANEIRO
2016
RESUMO
O presente trabalho se propõe a discutir a questão da globalização em termos quantitativos demonstrando as dimensões da globalização e os impactos no âmbito mundial. O fenômeno da Globalização pode ser definido como rede mundial de interdependência, considerado abrangente, rápido e profundo. A sociedade internacional global coopera com a intenção de solucionar problemas que ultrapassam fronteiras e passaram a ser de preocupação mundial.
Palavras – chave: Globalização, interdependência, rede, sociedade internacional.
- INTRODUÇÃO
O conceito globalização surgiu na década de 90. A globalização foi caracterizada por uma nova forma de referir-se ao conceito Interdependência, conceito este que faz referência à existência de cooperação entre os Estados e a igualdade de interesses. A globalização possui características especiais, onde existem redes de conexões entre os Estados, sobretudo entre continentes, portanto a globalização é um fenômeno mundial.
A partir de então suas dimensões passaram a ser estudadas, debatendo-se seu impacto e suas áreas de atuação. Sendo as principais dimensões que caracterizam a globalização são denominadas por: Globalização Econômica, Globalização Militar, Globalização do Direito Transnacional e Internacional, Globalização Ecológica/Sustentável, Globalização Cultural, Globalização Social.
A comunicação em rede levou a globalização a atingir inúmeras esferas mundiais, o aumento da rede de informação, comunicação, sociais e culturais tornaram a globalização uma realidade, o que transformou totalmente a atuação da sociedade internacional como um todo, pois com a velocidade de informações aumentou-se a intensidade dos canais de comunicação, portanto os atores da comunidade internacional podem coordenar suas ações de forma mais eficiente permitindo também a participação de outros atores.
- DESENVOLVIMENTO
Globalização Econômica
Globalização Econômica está diretamente relacionada a empresas que buscam novos mercados. A integração regional permite que empresas anteriormente situadas em apenas um território, passem a ser consideradas empresas multinacionais se instalando em diferentes Estados, criando assim um mercado global. Uma economia global cria padrões de comércio, financeiro e de produção em todo o mundo, contribuindo para o “capitalismo informacional global”. As multinacionais organizam suas produções e comercializações em uma base global, enquanto as condições para instalações e organização dessas empresas são determinadas pelo mercado global. Portanto, a globalização econômica estrutura-se por meio de uma rede, que envolve fixos e fluxos e por onde circulam capitais, investimentos e mercadorias. A evolução da economia global é notória a partir dos dados da OMC, referentes ao crescimento do comércio internacional nas últimas décadas. Em 1950, o número de importações era de 64 bilhões de dólares; em 1980, esse valor saltou para mais de 2,5 trilhões; em 2010, esse número já havia alcançado a marca de 15,3 trilhões de dólares, segundo dados da Organização
Mundial do Comércio (OMC).
EFEITOS DE CURTO PRAZO SOBRE AS EXPORTAÇÕES INTERNACIONAIS [pic 1] | TRINTA PRIMEIROS PAÍSES EMISSORES DE REMESSAS FINANCEIRAS INTERNACIONAIS (2006 – bilhão/US dólar) [pic 2] |
Globalização Militar
A Globalização Militar está relacionada com o comércio mundial de armas, a proliferação de armas nucleares, o crescimento do terrorismo transnacional e ao grande crescimento das corporações militares transnacionais. Portanto, a globalização militar consiste em redes de interdependência estratégicas onde a força ou a ameaça da força é empregada. Atualmente existe uma forte coalizão dos Estados no combate ao terrorismo global na tentativa de manter a segurança nacional.
[pic 3] | [pic 4] |
Globalização do Direito Transnacional e Internacional
Com o fenômeno da globalização é possível observar surgimento de uma ordem jurídica mundial denominada: Globalização do Direito Transnacional e Internacional. A nova conjuntura da sociedade internacional e das relações internacionais trouxe impactos significativos para a ordem jurídica internacional. A percepção de grandes problemas mundiais – desequilíbrio ambiental, crescimento demográfico, ameaça terrorista e epidemias em larga escala – demonstra que os problemas que anteriormente eram nacionais, passaram a ser globais. Diante das perceptivas transformações na sociedade internacional, o direito internacional foi reformulado e expandido buscando atingir perspectivas mundiais, a criação do Tribunal Penal Internacional, é um indicativo de uma nova ordem jurídica mundial dentro de uma possível governança global.
Globalização Ecológica – Sustentável
Dentro do processo da globalização a questão ambiental extrapolou as fronteiras nacionais e passou a ser um problema mundial. Desta forma, a prática de cooperação entre os Estados e os agentes políticos passaram a ser constantes, na intenção de solucionar questões ambientais. Como os problemas ambientais são um fenômeno dentro da globalização, a comunidade internacional vem se mobilizando para discutir e procurar soluções. A Organização das Nações Unidas (ONU) criou em 1972 o Programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente demonstrando essa tendência de organização mundial para discussão de regimes multilaterais de governança ambiental global.
...