A INFLUÊNCIA DO PROJETO PROFESSOR APRENDIZ NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DA REDE ESTADUAL DO CEARÁ NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ.
Por: milacoelho • 30/10/2017 • Resenha • 4.342 Palavras (18 Páginas) • 428 Visualizações
CAMILA COELHO SILVA
A INFLUÊNCIA DO PROJETO PROFESSOR APRENDIZ NA FORMAÇÃO CONTINUADA DOS PROFESSORES DE HISTÓRIA DA REDE ESTADUAL DO CEARÁ NO MUNICÍPIO DE MARACANAÚ.
FORTALEZA/CE
2017
1. JUSTIFICATIVA
No início da década de 1990 observou-se uma intensificação nos estudos sobre formação continuada na carreira docente, essa preocupação estava atrelada a mudanças conjunturais da época: a globalização da cultura e da economia assim como o desenvolvimento tecnológico. Nesse contexto histórico de mudanças e permanências desenvolveu-se uma concepção de formação continuada, autores como António Nóvoa, Maurice Tardif e Donald Schon passaram a destacar o saber docente construídos em sala de aula e com isso valorizaram a experiência vivida, defendendo uma maior participação dos professores do ensino básico na formação inicial dos futuros docentes. Influenciados por esse pensamento o governo Federal incentivou o desenvolvimento de projetos para a formação continuada, fortalecendo os estudos sobre o saber docente construídos em sala de aula. Assim surgiu o “Projeto Professor Aprendiz”, desenvolvido pela SEDUC-CE (Secretaria de Educação do Estado do Ceará) que em suas orientações apresenta como seu principal objetivo o desenvolvimento e reforço das práticas de protagonismo docente, segundo os critérios da autonomia intelectual individual e da produção de uma identidade profissional coletiva.
Esse projeto está dentro do Programa Aprender Pra Valer, que surgiu para valorização do ensino médio na tentativa de melhorar os índices de ensino aprendizagem, bem como incentivar o desenvolvimento da educação profissional e tecnológica, para isso o programa criou algumas ações como: Superintendência Escolar; Primeiro, Aprender; ampliação do SPAECE (Sistema Permanente de Avaliação da Educação Básica do Ceará); Pré-Vest; Educação Profissional e o Projeto Professor Aprendiz. Este último está dividido em três vertentes, são elas: a elaboração de material didático; a publicação de material acadêmico e a formação de professores que aconteceu através de encontros presenciais em escolas polos, com oficinas onde os professores trocavam experiências de aprendizagem profissionais com seus tutores que também eram professores da rede do Estado do Ceará, atuando como facilitadores de comunidades de aprendizagem para intensificar o protagonismo docente em pesquisas e experiências em sala de aula. Apesar da grande evidência dada ao assunto por diversos autores na área da educação e da possibilidade dessa iniciativa subsidiar outros projetos e trazer a cultura do protagonismo docente entre professores em suas respectivas escolas, ao se analisar inicialmente documentos escritos sobre o programa divulgados publicamente no decorrer do projeto, pouco se observou autores locais fazendo referências a tal projeto. Segundo o professor (Klingere Ericeira Ribeiro, [201?], p. 8)
(...) precisa-se valorizar os processos de reflexão para que possam ser efetivamente incorporados à vida do professor, o qual não se permite reduzir a um reles executor de tarefas, mas, por meio da reflexão, é capaz de produzir conhecimento que sustente sua postura prática frente aos alunos, aos demais colegas, à escola e à sociedade (...)
Diferente do que acontece na região Nordeste, observa-se que no Sul-Sudeste os trabalhos referentes ao assunto são ricamente apoiados e valorizados através de publicações financiadas pelo governo como afirma Davis; Nunes. Almeida; Silva e Sousa (2011). Com base no artigo acima citado podemos perceber que o Centro-Oeste investe na formação continuada com centros de formações, trabalhando ações que proporcionam a troca de experiência e alteração de valores por meio de permanente diálogo. Percebendo as ações acima destacadas referentes aos estudos em formação continuada, para a constituição de novas práticas docentes que procurem transformar as maneiras de conduzir estratégias em sala de aula no ensino de história, das metodologias às práticas de avaliação, e, portanto tragam um novo significado a formação continuada em história e almejem outras políticas educacionais, esta pesquisa se justifica pelo ato de perguntar se o Projeto Professor Aprendiz conseguiu formar professores pesquisadores; quais práticas de formação docentes posteriores a ele evidenciam isso e de que maneira os professores de história evidenciam o diálogo com os estudos de noções básicas de pesquisa histórica.
Questionar tais práticas anteriormente colocadas significa também pensar a atuação docente na disciplina de história dentro do cenário cearense através da compreensão de fatos históricos e da história atual, uma vez que o presente é fruto da dinâmica de acontecimentos históricos do passado Cerezer (2007). O professor deve ter um papel relevante na superação da exclusão social e construção da cidadania, para isso deve estar em constante formação para interagir com seus alunos transformando o saber histórico em fazer histórico apresentando o aluno como pessoa atuante em seu meio social. Destacamos os esforços de pesquisas ainda recentes nessa área tomando como exemplo o trabalho do Roger Vasconcelos (2013), que avalia de maneira geral essa política educacional de formação continuada e apresenta sugestões para melhoria no desenvolvimento da mesma. Evidenciamos também estudos nesse campo no estado do Paraná na Universidade Estadual de Londrina com o laboratório de ensino de História, pesquisas nesse sentido despontam e se revelam fundamentais para se pensar a atuação do professor de história e sua prática docente em sala de aula. Nosso projeto vem dialogar com os exemplos citados anteriormente na medida em que pretende analisar a política educacional de formação continuada desenvolvida em nosso estado do Ceará especificamente com os professores de história, buscando perceber noções de prática de pesquisa historiográficas entre os mesmos. Observando as orientações para construção de uma base nacional curricular para as disciplinas, fomentando assim as discussões sobre formação continuada como elemento inseparável da prática como professor. Evidenciamos tal interesse como revelador de uma preocupação atual, que é o cerne do programa de pós-graduação em educação da Universidade Estadual do Ceará assim justificando esta pesquisa pela viabilidade e atualidade de seu tema norteador.
...