Qual Diferença Entre O Professor técnico E O Professor Intelectual
Casos: Qual Diferença Entre O Professor técnico E O Professor Intelectual. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: jullia • 20/3/2015 • 431 Palavras (2 Páginas) • 1.507 Visualizações
As diferenças entre ser um professor técnico e um professor intelectual crítico.
As diferenças entre um professor técnico e um professor crítico são muitas, começando pela formação profissional, os professores técnicos não tem uma formação para a pratica docente e quando vão para a sala de aula fazem o que os outros dizem e não tomam suas próprias decisões.
Já os professores intelectuais críticos são totalmente responsáveis por suas salas de aula e seus alunos, eles são profissionais capazes de exercer com autonomia sua docência sem precisar seguir uma receita como fazem os professores técnicos, esses são capazes de elaborar e executar seu próprio plano de aula. Claro que para tornar um professor intelectual critico é necessária muita dedicação por parte do professor mais com certeza vale a pena todo o esforço porque ser um professor exemplar é de suma importância.
O professor técnico não é aquele preparado para as situações da pratica docente, que estão ligadas aos imprevistos, ou seja, as incertezas e aos momentos de conflitos do cotidiano escolar. O modelo do professor técnico na verdade revela a incapacidade para resolver a tratar o que é imprevisível em sala de aula, considerando que o processo de atuação docente não se restringe a aplicação de regras definidas para alcançar os resultados desejados.
O professor intelectual crítico é o profissional capaz de exercer com autonomia sua docência. O papel do docente intelectual crítico segundo pesquisas dependera de uma solida formação teórica articulada com a pratica docente, dando respaldo para que o professor decida sobre seu trabalho convicto das ações que serão planejadas e realizadas em sua atuação pedagógica. O professor intelectual crítico tem como finalidade reconstruir e explicar as formas nas quais a razão mostrada, é superar as dependências ideológicas.
No meu futuro profissional, eu pretendo ter um perfil de uma professora intelectual critica, pois assim serei capaz de compreender os fatores sociais e institucionais que regulam a prática educativa, para tanto ter responsabilidade de enxergar a origem histórica e social dos fatores que se apresentarem.
Sendo uma professora intelectual critica poderei expressar um pensamento crítico as injustiças e desigualdades sociais, mais serei, sobretudo incapaz de deixar de me preocupar com as particularidades de ordem pessoal para uma ação de ordem coletiva.
O professor intelectual crítico ao meu ponto de vista é o melhor modelo que a educação precisa, para concretizar um ensino de qualidade.
Os professores devem ser vistos como seres pensantes, intelectuais e não como meros executores. A escola precisa de professores críticos que sejam capazes de ensinar os alunos a aprenderem a ler criticamente o mundo e não apenas a dominarem as ferramentas de leitura.
...