ENERGIA COMO UMA QUESTÃO ESTRATÉGICA PARA OS PAÍSES: DEPENDÊNCIA / INTERDEPENDÊNCIA
Por: Kaique Silva • 1/11/2015 • Resenha • 319 Palavras (2 Páginas) • 245 Visualizações
ENERGIA COMO UMA QUESTÃO ESTRATÉGICA PARA OS PAÍSES: DEPENDÊNCIA / INTERDEPENDÊNCIA
“Na política mundial, a interdependência refere-se a situações caracterizadas por efeitos recíprocos entre países ou entre atores em diferentes países. ” (Keohane e Nye, 1977)
Conhecidos como monopólios naturais, alguns Estados possuem recursos naturais distintos, que em muitas ocasiões são comercializados em âmbito internacional de forma que beneficie não apenas de forma monetária ao seu ofertante, mas também que reproduza efeitos estratégicos diversos nos países que os demandam. A criação de equilíbrio de poder e estabilidade entre países, é um dos objetivos atingidos ao criar a dependência de recursos entre Estados, onde a troca de recursos, ou a comercialização direta podem influenciar os Estados no âmbito econômico, político, ou social, tanto de forma positiva, ou negativa.
Vários são os recursos energético utilizados atualmente, gás, petróleo, fontes nucleares, e hidráulicas; esses são os principais recursos disputados entre os Estados, e alguns deles acabam se vendo plenamente dependentes de certos recursos. Um exemplo de parceria harmoniosa, é o Gasoduto Bolívia-Brasil (Gasbol), iniciado em 1996 pelo presidente brasileiro FHC, com o objetivo de que o gás natural chegue a 15% de todo o consumo energético brasileiro, essa relação entre Estados, gera intensificação do comércio em geral entre o Brasil e a Bolívia, e uma relação de paz entre os mesmos.
A crise do petróleo no final de 1973, mostra claramente o resultado do uso do poder de um monopólio energético, como uma forma de desestabilização da economia de outros Estados demandantes de tal recurso. O preço do barril de petróleo foi aumentado exorbitantemente pelo cartel formado pelos países exportadores. Uma recessão foi instaurada em grande parte das economias mundiais, e como consequência de tal medida, o comércio internacional se contraiu e os preços das exportações despencaram.
Bibliografia:
Capítulo 3, Teoria das Relações Internacionais – João Pontes Nogueira e Nizar Messaria
Citação: Capítulo 3, Página 82, Teoria das Relações Internacionais – João Pontes Nogueira e Nizar Messaria
http://www.brasilescola.com/geografia/gas-boliviano.htm
http://br.reuters.com/article/topNews/idBRSPEA1B04H20140212
...