Filme Assédio Sexual - resumo
Por: Cássia Mayumi • 19/11/2015 • Resenha • 424 Palavras (2 Páginas) • 2.987 Visualizações
Cassia Mayumi Cardoso – RA 20209853
8 Semestre – Relações Internacionais - Noturno - Paulista I
RESENHA - ASSÉDIO SEXUAL
O filme Assédio Sexual, dirigido por Barry Levinson, trata-se da história do executivo Tom Sanders, interpretado por Michael Douglas, que esperava ser promovido em sua empresa, porém o cargo desejado foi atribuído à outra pessoa, Meredith Johnson, a personagem de Demi Moore. A trama principal move-se ao redor da personagem de Moore, que assedia sexualmente Sanders dentro da empresa, mas o culpa pelo assédio e se utiliza do poder para chantageá-lo, com a ameaça de destruir a carreira do executivo. Porém, em trama paralela, há a questão da ética e transparência nos negócios, porque o assédio neste caso está relacionado à relação de poder, e não ao sexo propriamente.
Dentro da empresa, a posição de Meredith é a de vice-presidente, porém ela é novata na empresa. Tom Sanders não conseguiu o cargo, porém é veterano na empresa e conhece bem os projetos e produtos que estão sendo desenvolvidos. Dentro da empresa, há um conflito de autoridades e no decorrer do filme, paralelamente à trama do assédio sexual, Sanders passa por diversas reuniões que fazem cair sobre ele (com influência de Meredith) a culpa pelos erros ocorridos na linha de produção de um dos produtos da companhia.
A Digicom, empresa retratada, apresenta o processo de sua internacionalização para a Malásia e as negociações que ocorrem com o governo local. A forma de produção, através do serviço manual em vez do automático, traria maior oferta de empregos aos trabalhadores locais e o custo de produção seria menor. Porém, os erros que vem ocorrento na linha de produção afeta a qualidade do produto e há a preocupação de que ele não cumprirá as necessidades do governo.
Teoricamente, no filme Assédio Sexual, há duas relações de poder que podem ser destacadas: a de empresa x empresa e a de governo x empresa. Ao inserir a empresa no cenário internacional, o governo local espera desenvolvimento econômico, portanto promove incentivos para que ela se estabeleça no país. No caso do filme, a Malásia facilitou os custos de produção da Digicom, em uma situação de barganha. Este tipo de situação exige que os dois negociadores encontrem um ponto em comum para flexibilizar a operação.
Na relação empresa x empresa, no filme está ocorrendo a fusão entre duas companhias, a Conley-White e Digicom, sendo o carro chefe da negociação o produto da Digicom. Em suma, o sucesso da fusão (e internacionalização) da empresa se dá através da boa negociação no meio que se pretende incorporar
...