Lincoln - O Filme
Por: Luiza Gazoni . • 11/4/2018 • Resenha • 361 Palavras (2 Páginas) • 2.667 Visualizações
Lincoln – O Filme
Lincoln, o filme, retrata a luta do presidente Abraham Lincoln em janeiro de 1865 para aprovar na a 13ª emenda na Constituição dos Estados Unidos, que irá abolir formalmente a escravidão do país, fazendo assim que a guerra de Secessão se encerre depois de quatro longos anos.
O longa concentra sua total atenção na luta de Abraham Lincoln pelo fim da escravidão, mostrando todo um jogo político para tentar passar no congresso o projeto de emenda à constituição que defende que todos os homens são iguais perante a lei. Lincoln considerava a escravidão um ato imoral contra um ser humano em uma época em que muitos sequer consideravam os escravos humanos, mas seu interesse vai muito além disso. Seu principal objetivo é apressar a votação da 13ª emenda pois sabia que se esperasse o final da guerra, a emenda não seria mais aprovada, pois ele entende que as Proclamação da Emancipação dos escravos, assinada em 1863, só é levada a sério pelos estados confederados por causa da guerra. Ao assinar-se o tratado para a paz, os estados oposicionistas ao abolicionismo poderiam voltar a explorar a escravatura, pois ele não possui nenhum mecanismo jurídico para forçá-los a aceitar a emancipação dos negros. Sua única saída é aprovar uma emenda constitucional, antes da declaração do fim da guerra civil.
São necessários os votos de dois terços dos parlamentares para aprovar o novo projeto. E apesar de Lincoln ter a maioria no congresso, faltam 20 votos. Para aprovar a emenda até o fim de janeiro de 1865, antes do final da primeira legislatura, é preciso conseguir estes votos dentro da oposição, do partido democrata. O longa é bastante claro que Lincoln e seu partido estão adotando a máxima maquiaveliana de que “os fins justificam os meios” para que os objetivos do presidente sejam alcançados, até mesmo prometendo cargos no governo em prol de votos para a aprovação da emenda.
O filme é uma obra sóbria, e em sua maioria peca pela falta de emoção na tela, com exceção de algumas grandes cenas. É uma grande história, por onde podemos entender o processo de formação de um dos maiores países da atualidade.
...