Topicos especiais de Logística
Por: Scai Rodrigues • 26/4/2015 • Artigo • 4.932 Palavras (20 Páginas) • 255 Visualizações
Tópicos especiais de Logística
Unidade 1 – Logística Reversa e Urbana
A busca por posição competitiva tem levado empresas a adotarem e abandonarem com grande rapidez inúmeros conceitos, práticas e tendências administrativas. com isso, surge no cenário atual a preocupação com questões ambientais e praticas ligadas ao desenvolvimento sustentável.
3 pilares da sustentabilidade:
- preservação do potencial da natureza p/ produção de recursos renováveis
- limitação de recursos não renováveis
- respeito e realce para a capacidade de autodepuração dos ecossistemas naturais.
A intensa mobilização em torno do problema fez surgir iniciativas, oportunidades de negócios e potenciais fontes de vantagens competitivas. Plastico verde da Braskem e linha Ekos da Natura são exemplos de novos produtos criados a partir da conscientização da preservação do meio ambiente.
O desenvolvimento de novos produtos, implicando na reorganização da logística das empresas, ao incorporar questões ambientais na discussão sobre trade-off logístico.
A logística pode ser considerada como vantagem competitiva e sua gestão é um componente critico em muitas estratégias de responsabilidade ambiental, sobretudo pela definição de como e onde os recursos serão empregados e pela extensão de seus efeitos em todos os estágios da cadeia de suprimentos. A gestão Logistica pode contribuir enormemente par ao atingimento de metas sustentáveis por sua abrangência cobrindo todo o ciclo de vida do produto e também o ciclo reverso dos bens.
A logística é definida pelo Conselho de Profissionais de Gerenciamento da Cadeia de Suprimentos (CSCMP) como a parte do Supply Chain Management que planeja, implementa e controla o eficiente e efetivo fluxo direto e reverso, a estocagem de bens ,serviços e as informações relacionadas entre o ponto de origem e o ponto de consumo, no sentido de satisfazer as necessidades do cliente.
Definimos desenvolvimento sustentável como “o desenvolvimento que atende as necessidades do presente, sem comprometer a habilidade de as gerações futuras atenderem suas próprias necessidades”. As empresas ambientalmente responsáveis passam a perseguir o 3BL – tripla linha de baixo – que representa a ultima linha dos demonstrativos financeiros, os três Os: People, Profit e Planet. Surgindo como alternativa para a construção de princípios sustentáveis, em operações logísticas, a adoção de abordagens como a Logistica Reversa, que está embutida em dois conceitos.
1º - ciclo de vida dos produtos. Que não se encerra no momento da entrega, pois ele pode ser avariado, tornar-se obsoleto ou retornar a origem para ser reparado, descartado. Essa operação exige uma serie de atividades, como coleta, separação, embalagem e expedição de itens usados.
2º - logística reversa hoje é conhecida como Logistica Verde, que engloba princípios sustentáveis com a produção limpa, onde os processos são revistos para gerar menos resíduos no processo produtivo, reduzindo o impacto ambiental.
O governo além de legislar e fiscalizar limites de emissões e regras de descarte e reciclagem de produtos poderia oferecer uma infraestrutura adequada para modais menos poluentes (ferrovia, duto, hidrovia) e melhorar a malha rodoviária para reduzir o consumo de combustíveis. A sociedade contribuiria adotando o descarte seletivo. A empresa poderia intensificar as mudanças internas na organização, promover ações nas atividades logísticas, utilização de modais menos poluentes, construção de centros de distribuição segundo diretrizes ecológicas e mudar a maneira como se relacionam com os terceiros (contratação de transportadoras com iniciativas ambientais).
Tipos de operação
As operações de Logistica Reversa são classificadas de duas maneiras
- Logistica Reversa pós-consumo: se caracterizam pelo encerramento do seu ciclo de vida e devem ser descartados (maneira convencional ou aterros). Exemplo: coleta de lata de aluminio
- Logistica Reversa pós-venda: a devolução dos itens comprados, devido a motivos comerciais (descumprimento contratual), erro na entrega do pedido, avaria de transporte, defeito ou falha de funcionamento.
Barreira para a Logística Reversa – falta de investimento e descaso da alta administração, falta de mão-de-obra especializada, tensão entre varejista e fabricante sobre o responsável pelos danos, elevado custo de transporte, falta de intermediário nos processos desse fluxo.
Logística Urbana
A concentração populacional nas cidades confere aos centros urbanos o papel de núcleos de consumo que devem ser abastecidos continuamente com fluxos de natureza e origem muito diversas. Essa concentração gera uma pressão sobre o espaço urbano levando as autoridades e a população a enfrentarem dificuldades para a regulamentação e uso do solo, manutenção e ampliação da rede viária.
Nesse contexto, o transporte de carga ao mesmo tempo em que sustenta a economia cidades, contribui para a degradação do meio ambiente, devido ao seu potencial na geração de poluição, ruídos, aumentos nos congestionamentos, entre outros.
Santos e Aguiar (2001, p. 189) define a movimentação de cargas como “a movimentação de coisas –distinta de pessoas- dentro de áreas urbanas, passando por 3 importantes tópicos:
- processo de distribuição física, que enfoca diversas atividades (manuseio, transporte, recebimento) entre o fabricante e o cliente
- agentes do processo
- o papel e natureza das cargas urbanas, principalmente na relação entre oferta e demanda.
Sinay et al. (2004) adota uma classificação com seis agentes do transporte de cargas em áreas urbanas: fabricantes, empresas transportadoras, varejistas, autoridades locais, comunidade e fabricantes de veículos
- os produtores são responsáveis pelo suprimento de bens e serviços demandados, buscando uma destacada participação e permanência no mercado, com ausência de perdas.
- as transportadoras buscam fretes compensadores e a qualidade de atendimento aos seus clientes, sua eficiência esta atrelada a adequabilidade dos veículos a infraestrutura viária, o processo de carga e descarga,
...