A Crise Do Sistema Capitalista
Artigo: A Crise Do Sistema Capitalista. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: frankADm • 19/9/2014 • 235 Palavras (1 Páginas) • 662 Visualizações
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO MARANHÃO - UEMA
NÚCLEO DE TECNOLOGIA PARA EDUCAÇÃO- UEMANET
CURSO DE ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA
FRANK ALVES DA SILVA
MACROECONOMIA
Lago da Pedra-MA
2014
FRANK ALVES DA SILVA
AS CRISES DO SISTEMA CAPITALISTA DE PRODUÇÃO
Lago da Pedra-MA
2014
Uma crise é basicamente, um desequilíbrio que ocorre entre setores isolados da economia, entretanto podem contaminar todo o sistema econômico. Em linhas gerais, a Crise Econômica Mundial de 2008-2012, teve como ponto de partida o crave desiquilíbrio dos setores hipotecários dos Estados Unidos e a quebra do banco Lehman Brothers.
Essa crise ocorrida entre os países que fazem parte da zona do euro resultou em algumas consequências para o Brasil: queda da bolsa de valores, subida do risco econômico brasileiro e desvalorização do câmbio. Como se não bastasse, os efeitos da crise econômica ainda proporcionaram mudanças no que diz respeito à blindagem da economia brasileira em relação a dos Estados Unidos. Essa flexibilidade fez com que o Banco Central do Brasil alterasse seus instrumentos de política monetária por meios de leilões para a venda de dólares e reduções sucessivas dos depósitos compulsórios.
Para tentar sair desse abismo econômico, os governantes das principais economias desenvolvidas, EUA, Japão, China e Países da Zona do Euro, vêm propondo algumas soluções. As principais medidas para o fim dessa crave crise são: ajuda do governo com injeção de bilhões de dólares oriundos de empresas privadas e cortes de impostos; redução das taxa de juros; políticas institucionais; ajuda do Fundo Monetário Internacional (FMI).
REFERÊNCIAS
http://veja.abril.com.br/idade/exclusivo/crise-financeira/guia1.html
http://ava.uemanet.uema.br/moodle/mod/assignment/view.php?id=37953]
http://vestibular.uol.com.br/resumo-das-disciplinas/historia-geral/crise-economica-mundial.htm
...