A Guerra da Coreia
Por: shirlei1978 • 10/5/2023 • Resenha • 876 Palavras (4 Páginas) • 69 Visualizações
Guerra da coreia
A guerra da coreia se inicia em 1950-1953 , foi um dos conflitos mais mortais no século 20, causando cerca de 2,5 milhões de vitimas .
A guerra foi o resultado da divisão que existia na península e que foi imposta pelos estados unidos e a união soviética, no final da segunda guerra mundial. O que só aumentou a tensão no mundo no contexto da guerra fria.
Desde do inicio do século xx que a península da coreia se tornou alvo da interferência estrangeira principalmente dos japoneses, que tinha anexado a coreia ao seu território em 1910. A ocupação do Japão na coreia se da através do acordo de anexação coreia- Japão. Que deu inicio a ocupação de cidadões japoneses na coreia.
Com a ocupação dos japoneses na coreia se materializou a formação de colônias no território coreano. Os japoneses tomaram as terras para ele, terras ocupadas pelos cidadões coreanos e forçavam o trabalho forçado dos coreanos muitos eram enviados para o Japão para prestar serviço forçado. Alem dos crimes sexuais que os japoneses cometiam com as cidadãs coreanas.
Por conta da violência japonesa os coreanos se alinharam com os estados unidos e a união soviética no auge da guerra fria. O objetivo era expulsar os japoneses e se tornarem independentes.
E foi durante a conferência de postdam, realizada em julho de 1945. Americanos e soviéticos dividiram a península em duas zonas de influência o paralelo de 38 que seria o marco divisor. A parte norte foi entregue para os soviéticos e a parte norte para os americanos.
Com a divisão da coreia os governos tinham que ser formados do lado norte temos Kim Il-sung e do lado sul syngman Rhee, ambos os governos tinham a esperança de unificação porém Kim II- Sung queria tomar o governo da coreia somente para ele, tanto que matinha um contato direto com os soviéticos o que lhe garantiu um apoio econômico e militar. Já na coreia do sul, o governo passou a perseguir qualquer cidadão que tivesse ligação com o comunismo .
A ocupação militar dos soviéticos terminou em 1948 e a dos americanos em 1949. A tensão das coreias se intensificou após o fracasso das eleições em 1948 .
A intenção de invadir a coreia veio pelo governante norte coreano Kim II sung, que queria unificar a península sob o seu controle, para que isso fosse possível ele procurou ajuda dos soviéticos mais precisamente de Josef Stalin o primeiro ministro da união soviética . De inicio o governante soviético ficou receoso, pois temia que tal ação chamasse a atenção dos americanos para um confronto direto.
Stalin apoiou os norte coreanos, pois temia que os chineses ganhassem influencia caso os soviéticos recusassem a cooperar , e porque os nortes coreanos afirmaram que seria uma invasão rápida que não chamaria a atenção dos estados unidos.
Com isso os soviéticos forneceram suprimentos e armas, no dia 25 de junho de 1950,as tropas norte coreanas ultrapassaram a fronteira estabelecida que era o paralelo 38.
Com a invasão iniciada a reação internacional foi imediata, no dia 27 de junho 1950 , foi divulgada a resolução 83 do conselho de segurança da ONU, na qual foi aprovada intervenção estrangeira.
ECONOMIA:
Com o fim da guerra, as duas Coreias permaneceram divididas e os conflitos geopolíticos continuaram, embora não fossem mais para a área militar. Os dois países passaram por um período de dificuldades econômicas em função das perdas materiais e humanas.
Coreia do Sul, um exemplo de país líder e vanguarda econômica
Após a assinatura do acordo de armistício entre os Estados Unidos e a Coréia do Norte, a península coreana foi oficialmente dividida entre duas nações soberanas, Coréia do Sul e Coréia do Norte, ambas separadas pela Zona Desmilitarizada da Coréia, localizada ao longo do paralelo 38.
...