A Guerra da água
Por: Karine Fernandes • 13/5/2018 • Artigo • 482 Palavras (2 Páginas) • 281 Visualizações
Quem é o dono do Rio Nilo?
Karine Fernandes
Nos últimos tempos se tem falado muito sobre a Grand Ethiopian Renaissance Dam (GERD), um projeto de represa hidrelétrica de 6,450 MW cuja construção foi lançada em abril de 2011 e que deverá se tornar o maior projeto de energia na África. Seu valor ficará em torno de U$4,2 bilhões. O grande problema é que ela é um catalisador para um conflito maior envolvendo diversos países, como o Egito e a Etiópia, por se localizar no Rio Nilo.
O Rio Nilo desempenha um papel enorme em qualquer compreensão das relações interestatais na costa oeste, mesmo que por muito tempo o Egito tenha sido o país que mais exerceu influência política sobre ele. O Nilo tem extrema importância para os egípcios, desde a pesca até a agricultura e locomoção: ainda que a maior parte do Egito seja um deserto, é através deste que o rio flui, transbordando com grande regularidade a cada ano, criando uma faixa de terra estreita, mas extremamente fértil. É por essa razão que o Egito teme que a hidrelétrica reduza seu abastecimento de água, potencialmente paralisando seu setor agrícola, que já enfrenta escassez.
Do outro lado do rio temos a Etiópia, um país pobre que, por acreditar que a barragem é sua salvação para que a escassez de água não sufoque seu crescimento, pediu a China em torno de U$1 bilhão emprestados para começar a construção. O grande motivo dessa decisão deve-se à construção do Canal Toshka, um dos projetos de irrigação mais caros e ambiciosos do mundo, pelo qual 10% das águas do lago Nasser seriam levadas para irrigar o arenoso deserto ocidental do Egito, desviando grande porcentagem de água da Etiópia. Os etíopes argumentam que a nova represa será uma fonte de energia hidrelétrica para toda a região poder sair da pobreza, inclusive pretendem vender a energia excedente para os países vizinhos para que possam pagar a China. Com a construção dessa represa a Etiópia controlará fisicamente a Garganta do Nilo Azul - a principal fonte da maioria das águas do Nilo.
A Etiópia e o Egito possuem um longo relacionamento de harmonia e discórdia, então o Egito está compreensivelmente preocupado com o poder da Etiópia sobre as águas do Nilo. A pergunta “quem é o dono do rio Nilo?” sempre foi problemática na região, como por exemplo o caso do canal Toshka já comentado, e agora a Etiópia terá o poder de reivindicar suas partes de água. No contexto de uma história difícil, a violência é uma possibilidade, mas boas soluções para todos podem ser alcançadas por meio da diplomacia e da liderança.
Referencias:
Egypt, Ethiopia: Presidents Talk Fence Mending And Dam Building. Stratfor. Jan 18, 2018. Disponível em < https://worldview.stratfor.com/article/egypt-ethiopia-presidents-talk-fence-mending-and-dam-building> . Acesso: 25 jan 2018
XUEQUAN M. News Analysis: Nile dispute may not derail Ethiopia-Egypt cooperation. Xinhuanet. 2018-01-26. Disponível em < http://www.xinhuanet.com/english/2018-01/26/c_136925042.htm> Acesso: 28 jan 2018
[pic 1]
...