A Operação Pan-Americana
Por: amanda63 • 24/8/2020 • Relatório de pesquisa • 255 Palavras (2 Páginas) • 192 Visualizações
A OPA de Juscelino Kubitschek
A OPA (Operação Pan-Americana), foi um importante projeto da PEB de JK. Este projeto tinham por objetivo requisitar ajuda aos EUA para auxiliar os países da América Latina a alcançar um maior desenvolvimento.
JK alegara aos EUA que, países subdesenvolvidos poderiam ameaçar a segurança dos demais países, uma vez que, Estados desamparados procurariam refúgio em qualquer lugar, inclusive em outro sistema. Vale ressaltar que, o contexto internacional deste momento, era de Guerra Fria.
Após JK requisitar ajuda aos EUA, não apenas para o Brasil, mas para todos os países da América Latina, a nação estadunidense negou ajudar, alegando que os países deveriam procurar recursos para seu desenvolvimento no setor privado. Um ponto interessante é que, os EUA acreditava que a América Latina era sua zona de influência, logo, não precisaria ampará-la para desenvolver-se, e ainda, sua preocupação neste momento, estava na reconstrução da Europa.
Após a Revolução Cubana ocorrer, ascende um alerta nos Estados Unidos, percebendo que países subdesenvolvidos poderiam sim, ameaçar a segurança dos demais países, então, foi implementado do BID (Banco Interamericano de Desenvolvimento), com o objetivo de ajudar os países da América Latina na busca de desenvolvimento.
Em 1960, o mesmo ano em que a OPA fora criada, criou-se também a ALALC (Associação Latino-Americana de Livre-Comércio), da qual os Estados Unidos não fizeram parte, mas esta associação tinham por objetivo adquirir novos comércios, ou reforçar as relações comerciais já existentes entre os integrantes. Os integrantes da ALALC eram: Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, México, Paraguai, Peru, Uruguai e Venezuela.
...