Crise Americana
Artigo: Crise Americana. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lucnascimento • 20/5/2013 • 428 Palavras (2 Páginas) • 515 Visualizações
Reflexos da Crise Internacional no Brasil.
A primeira transformação radical e assustadora detectada no Brasil, foi a questão do dinheiro que encontrava-se abundantemente pelos mercados e que hoje não existe mais, ou passou a custar muito mais caro, devido a drástica queda dos mercados financeiros dos EUA e da Europa.No Brasil, é exatamente esse o principal efeito da crise: a dificuldade em se obter dinheiro. Grandes empresas que dependem de financiamento externo passam a encontrar menos linhas de créditos disponíveis, afinal, os bancos têm medo de emprestar em um contexto de crise. Por conseqüência, com a dificuldade em captar no exterior, ficam comprometidos projetos de construção dessas empresas, que por sua vez gerariam empregos e renda ao país. Ainda na esteira da contração do crédito, outra conseqüência da crise nos EUA é haver alguma desaceleração do PIB (Produto Interno Bruto) brasileiro.
A empresa EMBRAER, adiou a entrega de 5 jatos da família 170/190 e corre o risco de perder a venda, gerando perda de millhoes, pois as companhias americanas, européias e australianas, não encontram dinheiro na praça para honrar o pagamento.
Empresas de Trading, responsável por 30% do custeio dos produtores brasileiros de grãos, reduziram brutalmente o credito, colocando em risco o financiamento da próxima safra.
Bancos e montadoras de automóveis começam a diminuir os prazos de financiamento. O teto de prazo de financiamento para a compra de carros caiu de 84 para 72 meses, e tende a chegar numa redução de 60 meses.
Exportações: em alguns casos, as linhas de Antecipação de Contrato de Cambio de 90 em dólar, que ate o começo de setembro eram negociadas as taxas de 3,5% ao ano, subiram nas ultimas semanas para 9% - alem de se tornarem muito mais raras de encontrar no mercado
Investimento: Os mercados de capitais se fecharam nas ultimas semanas e as companhias que planejam grandes investimentos estão tentando obter dinheiro de fontes alternativas, como as agencias de créditos a exportação e os organismos multilaterais.
Capital de Giro: O dinheiro para operações financeiras do dia-a-dia ficou mais caro. Em alguns casos , as taxas de capital de giro praticadas pelos bancos passaram recentemente de 20% para 25% ao ano
Empresas SADIA e ARACRUZ: Registraram enormes perdas apostando na desvalorização do dólar frente ao real nos mercados futuros e tiveram de recorrer aos bancos para cobrir o rombo decorrendo do erro da aposta. Especulação Cambial.
È justamente essa falta de dinheiro, a escassez de credito, o primeiro reflexo no Brasil da crise gestada no mundo desenvolvido, uma vez que foi justamente o credito o grande motor do desenvolvimento brasileiro no período recente.
...