A Ordem Dos Estressados
Exames: A Ordem Dos Estressados. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: takaoka_m • 19/5/2014 • 502 Palavras (3 Páginas) • 397 Visualizações
Para responder a questão, considere os textos a seguir:
Texto 1
“O dinheiro está no nosso dia a dia, mas não falamos sobre ele. Não fomos educados para lidar com as finanças e reproduzimos padrões familiares sem saber”, explica a psicóloga paulista Valéria Meirelles, especializada em psicologia do dinheiro.
O livro O corpo fala de Pierre Will e Roland Tompakow é dividido em duas partes. A primeira é teórica e a segunda, prática. Tem trezentos e cinquenta ilustrações de expressão corporal, que o torna diferente por se tratar de um aspecto do corpo humano, impossível de ser transmitida somente por palavras. Ao iniciar a leitura, compreendemos que desde tempos primórdios o homem se preocupava em estudar seu comportamento físico e intelectual.
A primeira parte do livro trata de informações teóricas, bem como a origem da esfinge e o significado de cada membro que a compõe. São esses membros: corpo de boi, tórax de leão e cabeça de águia.
O corpo de boi representa a vida instintiva e vegetativa humana, o tórax de leão a emocional e a águia, a mental. E finalmente, a face de homem que nada mais é do que a soma dos três juntos.
A segunda parte, diz respeito a praticidade do livro. Ele é abordado com ilustrações de mensagens repassadas para indivíduos, através da linguagem corporal. Elas são expressadas voluntarias ou involuntariamente, na maioria das vezes as pessoas falam com o corpo, e não se dão conta disso.
Os autores distinguem cada membro do corpo como energemas e as mensagens repassadas por eles, como semantemas que podem ser harmônicas ou discordantes entre si.
As semantemas harmônicas ocorrem quando os membros estão de acordo com a mensagem passada e as discordantes, quando não existe uma harmonia entre ambas. Por exemplo:
Quando a cabeça consente, mas a face discorda. Temos uma semantema (mensagem) discordante. Quando a cabeça e face discordam, temos uma semantema harmônica.
A explicação do amor faz-se presente na segunda parte do livro, assim como tensão.
A grosso modo, a tensão, ansiedade e stress, ocorrem quando não existe harmonia entre os três elementos que compõem a esfinge. (águia, boi e leão)
No amor, por exemplo, os autores afirmam que para ser completo é necessário a harmonia entre os seis bichos, sendo três de cada individuo. Outros assuntos também são abordados, como amor ao trabalho, ás coisas e ás pessoas.
O livro é indicado, pois através dele, podemos compreender melhor aos outros e a nós mesmos, o que é fundamental para viver bem socialmente.
Lido com interesse torna-se definitivamente um verdadeiro manual do corpo humano.
O vídeo a seguir foi realizado pelos alunos de Comunicação Gerencial: Alice, Arthur e Bryan e foi retirado do youtube. Através dele é possível verificar com maior clareza a linguagem expressada pelo nosso corpo:
Para descontrair...
http://www.youtube.com/watch?v=1ow1oDkhkjo
Comentários
Fazer login|Atividade
...