A POLÍTICA NAS ORGANIZAÇÕES
Trabalho Escolar: A POLÍTICA NAS ORGANIZAÇÕES. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: gamaral • 4/10/2013 • 702 Palavras (3 Páginas) • 291 Visualizações
FUNDAÇÃO EDUCACIONAL DE MACAÉ –FUNEMAC
FACULDADE PROFESSOR MIGUEL ÂNGELO DA SILVA SANTOS – FEMASS
A POLÍTICA NAS ORGANIZAÇÕES
SEM POLÍTICA NINGUÉM SOBE NAS EMPRESAS
Por Tiago Lethbridge
George de Albuquerque
Luiza Carvalho Fernandes de Souza – 2º período
Michelle Cunha Barreira – 3º período
Renato Moreira
Ronan Tatagiba – 2º período
Uguaraci dos Santos – 7º período
Professor: Gilmar Frotté
Macaé/RJ
Set/2013
SEM POLÍTICA NINGUÉM SOBE NAS EMPRESAS
Por Tiago Lethbridge
1. IDÉIAS CENTRAIS
A política é vital para quem busca ascensão nas empresas. Quanto mais alto o cargo, mais político o ocupante deve ser.
A habilidade política é útil tanto para as carreiras quanto para as empresas. A falta de habilidade política pode levar e na maioria das vezes leva o executivo ao fracasso.
A fauna política das empresas (tatu, rato, macaco, pavão e raposa).
2. PALAVRAS CHAVES
Política – Ascensão – Habilidade – Carreira – Relacionamento – Resultado
3. RESUMO DA HISTÓRIA
Sem política ninguém sobe nas organizações. Muitos executivos aprenderam, infelizmente, isso na prática. Não reconheceram essa realidade e foram, lamentavelmente, demitidos.
Há diversos tipos de profissionais, que se pode, no sentido figurado da palavra, denominar de ”fauna”. Tem o profissional tatu, que nunca sai da toca. O rato, que busca crescimento à custa dos outros. Há também o profissional macaco, que vive fazendo média e não possui nenhuma discrição. Já o profissional pavão, conhecido como o rei do marketing, quer sempre sair bem na foto. Esse profissional, embora desprovido de conteúdo, está sempre com um sorriso falso no rosto e em campanha o tempo todo. Há, ainda, o profissional raposo, que é admirado por sua equipe e, quase sempre, conquista o respeito dos chefes.
A habilidade política é indispensável para um líder que almeja o sucesso. Quanto maior o cargo, mais político o ocupante precisa ser. Um líder habilidoso reconhece que a excência de liderar está no relacionamento interpessoal. Não se trata de politicagem, que, infelizmente, é o lado da política que mais aparece e, por sua vez, é o mais desprezível. Trata-se da capacidade de negociação, de ser o intermediador de conflitos e de liderar pessoas, com o bom uso da persuasão para atingir os objetivos previamente definidos para a equipe.
Quanto maior for o cargo, maior a exigência da habilidade política de seu ocupante. É preciso ser político para se chegar ao topo, pois a política ajudará na escolha do projeto de ideias.
4. ANÁLISE CRÍTICA
O autor, Tiago Lethbridge, foi muito feliz em sua pesquisa, quando destaca a importância
...