A influência da política estadual em marketing eleitoral
Projeto de pesquisa: A influência da política estadual em marketing eleitoral. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: leandro77 • 12/11/2014 • Projeto de pesquisa • 1.444 Palavras (6 Páginas) • 309 Visualizações
UNIPÊ – CENTRO UNIVERSITÁRIO DE JOÃO PESSOA
Curso de Administração e Ciências Contábeis
Chrislayne Dias
Gustavo Guedes
Leandro Trindade
Jéssica Rodrigues
Joice Pontes
Palloma Albuquerque
Renata Ramalho
PROJETO INTEGRADOR – Marketing Eleitoral
A influência das Políticas Públicas no Marketing Eleitoral
Resumo
Em ano eleitoral, as Políticas Públicas sempre são exploradas pelos candidatos com o objetivo de mostrar á população suas propostas e soluções para diversos problemas, seja na área de saúde, segurança pública, educação, enfim, em uma infinidade segmentos que servem como base para os políticos abordarem seu Marketing Eleitoral. O problema é que, muitas vezes, as propostas se tornam inviáveis, pois muitos mostram uma solução concreta e rápida, porém inconsistente e abstrata, visto que não há um planejamento prévio, nem uma pesquisa que fundamente tais propostas, baseada em previsão de recursos, tornando-se, assim, completamente inviável a realização da solução proposta.
O trabalho tem por objetivo alertar a população sobre as propostas inviáveis dos candidatos com a intenção de ganhar votos. Além de incentivar as pessoas a participarem mais das propostas orçamentárias e do planejamento de Políticas Públicas, através do Orçamento Participativo.
PALAVRAS-CHAVE : Políticas Públicas, Marketing Eleitoral, Propostas inviáveis.
1.Introdução
Com a intenção de promover políticas públicas para a solução deste, e outros problemas principalmente neste ano de eleição, alguns candidatos estão insistindo em propostas pouco viáveis, com o objetivo de “fisgar” eleitores. Segundo a colunista Ana Maria Shiesari da revista ZN, “Políticas Públicas é um conjunto de ações desenvolvidas com o objetivo de orientar e garantir direitos dos cidadãos, em relação a tomadas de decisões em assuntos públicos, políticos ou coletivos”.
O objetivo dessas políticas públicas é elaborar planos que levem á solução dos problemas sociais. Um plano bem elaborado pode levar ao desenvolvimento de alguns segmentos como, educação, saúde, assistência social, habitação, lazer, transporte, segurança e meio ambiente, os recursos públicos também podem ser usados para melhorias dos serviços prestados e programas que propõem e analisa linhas de financiamentos, avaliando os resultados alcançados com as medidas adotadas. Com o passar dos tempos, houveram algumas Inovações nas Políticas Públicas, como por exemplo o investimento na educação, não só de crianças e adolescentes, mas na área de ensino superior, que por conta de programas com PROUNI e FIES , os cidadãos estão tendo oportunidades de melhor qualificação para o mercado de trabalho.
Resultado
O marketing eleitoral tem por objetivo “vender” o candidato, visando planejar a estratégia para aumentar à aceitação popular, assim, a população tem como resultado final o acompanhamento de todo o processo eleitoral. Uma boa ferramenta para se fazer esse tipo de marketing é através de emissoras de televisão e rádio, no horário obrigatório eleitoral. É através destes importantes veículos de comunicação que se expõem os problemas e se propõem soluções à população. Outra finalidade dos debates é confrontar ideias e propostas frente a outros candidatos para que haja uma comparação de autenticidade. Outra forma de se fazer o marketing é através da distribuição de santinhos, cuja finalidade principal é que as pessoas memorizem a foto e o número do candidato no momento da votação, e de fato, as pesquisas demonstram que esse é um bom influenciador, pois existem aqueles que desligam a televisão na hora da propaganda eleitoral. Há atualmente, dentre os diversos tipo de Marketing Eleitoral, o Marketing Político Digital, onde os candidatos podem publicar suas propostas em sites, páginas de redes sociais, para que os eleitores estejam atentos as suas propostas. E as pessoas que já têm suas preferências por candidatos, podem compartilhar e indicar aos amigos questões de seu interesse.
2.1 Propostas dos presidenciáveis
Com relação aos principais candidatos a presidência do país no atual processo eleitoral, Dilma Roussef, Aécio Neves e Eduardo Campos (agora com Marina Silva a frente), possuem importantes propostas de campanha, como a erradicação do analfabetismo, entretanto, não demonstraram grandes ênfases em investimentos que garantissem o sucesso dessa proposta em seus mandatos anteriores.
Outros exemplos de propostas inviáveis desses candidatos neste ano eleitoral ;
A presidenta Dilma Roussef tem como proposta o Plano Nacional de Saneamento Básico (Plansab) e estipulou o prazo de 20 anos para a universalização dos serviços de esgoto e água. È uma meta difícil de ser cumprida , por que os idealizadores desse prazo trabalham com cenário de crescimento econômico acima da média e inflação baixa, logo é inviável.
Aécio Neves promete reduzir as filas de cirurgias eletivas. Implantou esse sistema em Minas Gerais há apenas 4 meses, mas não se mostrou tão eficaz quanto o esperado. Pode ser que se torne uma solução viável a longo prazo.
Segundo Élio Gaspari (GASPARI, Élio http://infograficos.oglobo.globo.com/brasil/propostas-dos-presidenciaveis-na-saude-educacao-e-economia-2.html . Acesso em 15 de setembro de 2014. ) : “o programa de Marina Silva é um redirecionamento para um sistema mais humano ,personalizado e rápido". O problema é que a candidata não assume o compromisso de elevar os investimentos no setor, tornando assim difícil
...