ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL FALSA E A VERDADEIRA
Ensaios: ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL FALSA E A VERDADEIRA. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: delucas • 12/9/2014 • 5.907 Palavras (24 Páginas) • 522 Visualizações
ADMINISTRAÇÃO PÚBLICA MUNICIPAL FALSA E A VERDADEIRA
Sandro Luiz de Lucas¹
Daniely Andressa da Silva²
RESUMO
O trabalho tem a proposta de estabelecer a devida alteração na Administração Pública Municipal, oferecendo as verdadeiras práticas, possibilidade de ter gestores qualificados, servidores melhores capacitados tudo direcionado para o desenvolvimento sustentável da cidade e de seu povo, demonstra a ausência de ergonomia e clima organizacional nos setores públicos, relata a falta de honestidade, qualidade, eficiência, eficácia e democracia nas prestações dos serviços públicos. As citações, descrições dos autores e informações que são apresentadas neste estudo ensinam como corrigir falhas da Administração Pública municipal, as causas da revolta da população, todavia a interpretação do autor deste trabalho descreve as possibilidades de reaver a visão digna da Administração Pública Municipal perante os servidores públicos e cidadãos, determina a obrigação de aplicar no sistema público municipal os ensinamentos das didáticas e ordenamentos da constituição sobre Administração Pública, o comprometimento e o dever do gestor e de toda a Administração Pública Municipal. Todo o conteúdo é baseado em análises de livros, leituras, artigos científicos e pesquisas na internet sobre Administração Pública que são mencionados ao longo do estudo e indicados nas referências deste artigo.
Palavras-chave: Administração Pública. Gestores. Servidores. Serviços Públicos. Cidadãos.
Introdução
A Administração Pública Municipal verdadeira exerce o processo de administração com planejamento, organização, direção e controle cumprindo os princípios primordiais para gestão pública, bem como a atualização organizacional nos dados através das informações, encontram-se inserida nas teorias da Administração Pública a sua legalidade, impessoalidade, moralidade, publicidade, eficiência e eficácia, avalia cautelosamente o que é para ser feito e se utiliza dos ensinamentos didáticos e da Constituição da República Federativa do Brasil de 1988. Mencionado nas referências deste artigo o e-Governe – Sistemas para Gestão Pública são exemplos a serem seguidos privilegiando a ligação entre os departamentos, servidores públicos nas suas funções e população em uma linguagem que permite a integração dos administradores, servidores e tecnologias em prol dos cidadãos.
Apesar de não aparecer nas mídias, uma das sugestões para o êxito na escolha de um gestor público para o governo municipal também depende da cultura e formação educacional do candidato e que seja capacitado ao moderno conceito de gestão gerencial de pessoas para ser um líder perante os servidores públicos. Exige-se que o gestor faça uma análise real das necessidades de seus eleitores em todos os níveis da sociedade, defina e especifique claramente os seus interesses no comando de uma cidade e dentro das leis existentes acate e respeite os direitos de seu povo.
Nas condições de trabalho verificou-se que a eficiência depende não somente do método de trabalho e do incentivo salarial, mas também de um conjunto de condições de trabalho que garantam o bem estar físico do trabalhador e diminua a fadiga (CHIAVENATO, 2012, p. 9).
O objetivo geral deste trabalho é estabelecer a devida alteração na Administração Pública Municipal com ensinamentos dos livros sobre Administração Pública, da obrigatoriedade de seguir a Constituição e demais leis que trata de assuntos relativos ao sistema público, reavaliar as obrigações e práticas do gestor público e aplicar na Administração Pública Municipal verdadeira, caracterizada por praticar atos de execução com responsabilidade, técnica e eficiência com total transparência, exercer as atividades politicamente dentro das leis sem favorecimentos, ter conduta de hierarquia oferecendo o escalonamento de servidores públicos por merecimentos e formações educacionais, posse de caráter instrumental da administração servindo ao Estado.
Outros objetivos são: Descrever a verdadeira forma de gestão que ainda não está sendo aplicada na Administração Pública Municipal; demonstrar as estruturas físicas que são devidas aos servidores públicos; mencionar como podem ser os serviços públicos prestados aos cidadãos; divulgar as possibilidades de melhorias.
O presente trabalho fornece auxílio aos gestores públicos minimizando as dificuldades na Administração Pública Municipal, direcionando a formatação do clima organizacional com aperfeiçoamentos da ergonomia, apresenta a possibilidade de melhorias nas prestações de serviços públicos e também serve para ensinamentos ao povo e servidores públicos na hora de escolher seus representantes fazendo cobranças e exigindo caráter dos gestores públicos, determina o comprometimento e interesse na realização de melhorias e motiva os servidores públicos na prestação de serviços públicos eficientes.
A metodologia existente é dada por citações e levantamentos de dados bibliográficos sobre Administração Pública, pesquisas em sites da internet, artigos científicos, leitura e interpretação da constituição federal, sendo tudo isto mencionado nas referências. A fundamentação teórica é dada, além da metodologia descrita, também de uma convivência do autor dentro dos setores públicos como servidor público e fora destes como cidadão. As finalizações destas etapas também tiveram as interpretações dos dados coletados pelo autor e foram comparadas com as literaturas da área. Finalizadas as etapas anteriores, foi apresentada a possibilidade de existir a Administração Pública Municipal Verdadeira.
Conceitos de Administração Pública
A Administração Pública pode ser definida objetivamente como a atividade concreta e imediata que o Estado desenvolve para assegurar os interesses coletivos e subjetivamente como o conjunto de órgãos e de pessoas jurídicas à qual lei atribui o exercício da função administrativa do Estado. “Sob o aspecto operacional, Administração Pública é o desempenho perene e sistemático, legal e técnico dos serviços próprios do Estado, em benefício da coletividade” (STELMACH, 2008, P.01).
No Brasil a Administração Pública municipal, nos termos do artigo 34, alínea “c” da Constituição Federal, é autônoma e independente das administrações públicas estaduais e federais, possui estrutura organizacional própria, pode elaborar
...