AS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DA PERSEGUIÇÃO SÓCIO RELIGIOSA AOS ROHINGYAS EM MYANMAR DURANTE O PERÍODO DE 2008 A 2017
Por: Vilma Leite • 9/4/2018 • Projeto de pesquisa • 2.527 Palavras (11 Páginas) • 210 Visualizações
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UNIVERSIDADE ESTADUAL DA PARAÍBA
CENTRO DE CIÊNCIAS BIOLÓGICAS E SOCIAIS APLICADAS
DEPARTAMENTO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
CURSO DE RELAÇÕES INTERNACIONAIS
Andressa Belino Lima Vilma de Souza Leite
AS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DA PERSEGUIÇÃO SOCIORRELIGIOSA AOS ROHINGYAS EM MYANMAR
DURANTE O PERÍODO DE 2008 A 2017
João Pessoa 2017
Andressa Belino Lima
Vilma de Souza Leite
AS CONSEQUÊNCIAS SOCIAIS DA PERSEGUIÇÃO SOCIORRELIGIOSA AOS ROHINGYAS EM MYANMAR
DURANTE O PERÍODO DE 2008 A 2017
Projeto de pesquisa apresentado para a Disciplina Metodologia Cientifica, curso de Relações Internacionais, na Universidade Estadual da Paraíba.
Orientadorª: Prof. ª Dr.ª Andrea Pacheco Pacífico
João Pessoa 2017
PROJETO DE PESQUISA
[pic 2][pic 3]TEMA: As consequências sociais da perseguição sociorreligiosa aos Rohingyas em Myanmar, durante o período de 2008 a 2017.
- PROBLEMA: Até que ponto a perseguição sociorreligiosa trouxe consequências sociais negativas aos Rohingyas em Myanmar?
2. HIPÓTESES:
2.1. Hipótese Afirmativa: Se há consequências sociais positivas aos Rohingyas em Myanmar, então a perseguição sociorreligiosa deve continuar.
2.2. Hipótese Negativa: Se há consequências sociais negativas aos Rohingyas em Myanmar, então a perseguição sociorreligiosa não deve continuar.
- OBJETIVOS
3.1 • OBJETIVO GERAL:
Analisar o processo de perseguição sociorreligiosa aos refugiados Rohingyas, com a finalidade de dar maior visibilidade as violações dos direitos dos mesmos, no território birmanês.
3.2 • OBJETIVOS ESPECÍFICOS:
3.2.1. Descrever os conceitos que contextualizam a situação.
Ex: Perseguição religiosa, minoria étnica, limpeza étnica, diretos humanos, etc.
- Analisar até que ponto a perseguição sociorreligiosa trouxe consequências sociais negativas aos Rohingyas.
3.2.3. Compreender esse processo de perseguição à luz de um referencial teórico.
Ex: - Teoria de segurança humana (Barry Buzan/ Ole Waever, etc).
- Teorias de direitos humanos.
3.2.4. Sugerir medidas que cooperem no processo de repatriação dos refugiados Rohingyas.
4. JUSTIFICATIVA
Os Rohingyas são uma minoria étnica muçulmana que vive em Burma/Myanmar. O processo de perseguição que acontece com eles é bem peculiar, pois além de sofrerem com a perseguição religiosa por parte de Budistas extremistas, eles também são perseguidos pelo próprio governo, que não os reconhece como cidadãos pertencentes a nação.
É necessário a familiarização com esse processo que já causou a morte de milhares de homens, mulheres e crianças. E recordar a falhas da tentativa de proteção contra as ações de limpeza étnica que foram realizadas por parte do governo de Myanmar sobre os Rohingyas. Tais acontecimentos mostram a contradição do que é afirmado nas temáticas que abordam a proteção da dignidade e dos direitos humanos, e do que acontece em muitas realidades como em Burma.
Com base nestas informações, buscar-se-á nesta pesquisa a ampliação da discussão e análise a respeito da abordagem ocidentalizada, (in)eficiente das teorias dos direitos humanos e segurança humana em relação a culturas não ocidentais. Para isso, utilizar-se-á a situação em Burma/Myanmar como objeto de estudo para exemplificar essa discussão.
O interesse em difundir e discutir a realidade de Burma/Myanmar, especificamente dos Rohingyas, surgiu após uma das autoras assistir um filme biográfico (The Lady) sobre Aung San Suu Kyi, líder e maior representante da oposição ao governo militar ditatorial que governou o país por mais de cinco décadas. O filme contextualiza todo o processo que o país sofreu durante a ditadura. A situação dos Rohingyas foi uma das consequências resultantes do regime.
- MARCO TEÓRICO:
Com o interesse de resolver o problema das consequências sociais da perseguição sociorreligiosa aos Rohingyas em Burma/Myanmar, focaremos nas principais premissas teóricas dos estudos de Segurança Humana e Direitos Humanos, na esteira dos escritos de Barry Buzan e Hansen (2012), dentre outros teóricos.
No que diz respeito aos estudos de Segurança Humana, faz-se necessário compreender que sua principal ideia se constrói em torno da promoção e preservação da segurança dos indivíduos em detrimento dos interesses dos Estados. A teoria de Segurança Humana se destaca dentro das relações internacionais como uma nova teoria, e alguns autores chegam a considerá-la como um paradigma dos Estudos de Segurança Internacional. Nesse contexto, é notório que “Os princípios de segurança ganharam destaque desde a II Guerra Mundial, com a ideia de que os direitos dos seres humanos são tão importantes quanto os direitos dos Estados” (FIERKE, 2015, p. 156-157).
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