Adam Smith X Keynes
Ensaios: Adam Smith X Keynes. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Forex • 16/8/2014 • 411 Palavras (2 Páginas) • 1.053 Visualizações
Valor: (10 pontos) (Prazo de entrega: 11/08/10)
Responda às questões abaixo, levando em consideração o conteúdo das aulas 1, 2 e 3.
1. “Não é da benevolência do açougueiro, do cervejeiro ou do padeiro que esperamos nosso jantar, mas da consideração que eles têm pelo seu próprio interesse”. Essa famosa passagem está no livro “A Riqueza das Nações” de Adam Smith. Comente-a levando
em conta os conceitos teóricos apresentados pelo autor. (4,0 pontos)
R: Os três quando estão buscando seu próprio interesse estão buscando o melhor para a sociedade como de modo geral. O açougueiro, o cervejeiro ou o padeiro sabem que se estabelecerem preços abusivos, o consumidor não irá comprar, então, eles estabelecem os preços que esperamos, não por que são “bonzinhos”, mas para atender ao mercado, pois as pessoas tomam decisões comparando custos e benefícios, podendo mudar seu comportamento se os preços alterarem.
As questões abaixo (2 e 3) estão relacionadas aos dois vídeos postados na plataforma
que mostra o confronto de ideias entre a Teoria de Keynes e a Teoria Clássica
(simbolizando o liberalismo econômico) representada pelo economista F. Hayek.
2. Keynes afirma em um dos vídeos que durante a segunda guerra mundial o PIB
(americano) cresceu e o desemprego quase acabou. Como você justificaria o
crescimento do PIB durante a guerra? (3,0 pontos)
R: O crescimento do PIB se deu à venda de armas para os países em guerra, a redução do desemprego durante a Segunda Guerra se deu ao fato da geração de empregos nas fábricas, que se voltaram para a fabricação de armamentos, e ao alistamento dos homens americanos para a guerra.
3. Uma parte da música diz o seguinte “...qual caminho devemos escolher? De baixo pra
cima ou de cima pra baixo?...”. No debate entre Teoria Keynesiana e o Liberalismo,
explique qual teoria seria a “de baixo pra cima” e qual seria a “de cima pra baixo”,
justificando sua resposta. (3,0 pontos)
R: O trecho ‘de cima pra baixo’ refere-se à teoria Keynesiana, porque não há progresso, visto que Keynes apoiava uma ideia de que tudo se resumia a gastar e consumir, sem fazer poupança. Segundo ele, se o dinheiro fosse poupado, o crescimento econômico nunca viria, e caso alguma coisa estivesse fora do esperado, o governo interviria.
Já a teoria de ‘baixo pra cima’ está aliada à Clássica, pois gerava o progresso da economia, visto que não ignorava as ações e motivações humanas, pregava o aumento da produtividade, a mais ampla liberdade individual, o direito à propriedade, a livre concorrência e principalmente a não intervenção do Estado na economia.
...