Análise "Política Entre As Nações"
Artigo: Análise "Política Entre As Nações". Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: laail4 • 21/9/2014 • 352 Palavras (2 Páginas) • 332 Visualizações
O principal trabalho de Hans Morgenthau, “Política entre Nações”, consolidou a visão realista de Relações Internacionais descrita por Edward Carr. Nessa obra, Morgenthau investiga as relações entre os países e as forças que conduzem essa relação.
Seguindo a mesma linda de Carr, Morgenthau critica o idealismo. Para ele, a paz mundial só irá existir por meio do mecanismo de equilíbrio de poder. Então, Morgenthau determina os seis princípios realistas das Relações Internacionais.
O primeiro princípio diz respeito à natureza humana, pois esta obedece a leis objetivas assim como a política, por exemplo, leis que não podem ser ignoradas, como um desejo de mudar um eventual caso de guerra. O segundo princípio afirma que os Estados são governados pelos seus interesses, que são sempre definidos em termos de poder. O terceiro princípio complementa o segundo, pois afirma que a categoria do poder sempre existiu e existirá, pois mesmo que não exista um Estado, a relação de dominação entre os homens irá existir.
Já o quarto princípio explana sobre a moral e a ação política. Aqui, Morgenthau diz que a política é dominada pelo poder e dessa forma a moral e a ética são utilizadas como mecanismos de legitimação ou justificação da ação estatal. O quinto princípio proposto Morgenthau, aponto que os princípios morais de uma nação não podem ser relacionados, de fato, a quem governa os povos, pois acima dos valores morais, sempre terá o interesse definido em termo de poder. E, o sexto princípio Morgenthau mostra que a política tem suas próprias lógicas e leis e não depende da economia ou do direito, sendo uma esfera totalmente autônoma.
Morgenthau diz que a política entre as nações sempre implicará em luta pelo poder e, define-o. O poder político é a relação mútua de controle entre os governantes e os governados. O poder pode ser exercido de várias maneiras como: ordens, ameaças, autoridade ou carisma, e também a combinação desses fatores. Um ponto importante, é que para Morgenthau, o poder não se limita somente ao exercício da violência, porém, a esfera internacional, o exercício desse poder é fundamental para entender realmente a força política de uma nação.
...