Artigo Gestão Democrática
Artigo: Artigo Gestão Democrática. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Francine.dmotta • 3/9/2013 • 651 Palavras (3 Páginas) • 403 Visualizações
Possível tema para a produção do Artigo final da Pós Graduação:
Gestão de pessoas na Educação
A escolha do tema, Gestão de pessoas na Educação, deu-se através das experiências vivenciadas durante o Estágio de Gestão Escolar em minha formação como Pedagoga, bem como através dos assuntos abordados ao longo das disciplinas cursadas nesta especialização. Nesse período foi possível compreender o ambiente escolar e seus “bastidores”, pois a escola não era somente a sala de aula; mas também o que professores e equipe diretiva vivenciavam e realizavam nela, seus alunos e as diversidades culturais dos sujeitos envolvidos no processo de aprendizagem .
Logo nos primeiros dias, percebia-se uma clima de colaboração e entrosamento entre diretores, funcionários e professores da Escola escolhida para realizarmos nosso estágio. Uma escola Municipal, situada no bairro Santa Terezinha da cidade de Pelotas. Todos contribuiam com suas opiniões e participavam conjuntamente nas tomadas de decisões sobre assuntos cotidianos do ambiente escolar.
Percebia-se que, naquele trabalho, acontecia uma gestão democrática, gestão que possibilitava a inserção dos diversos sujeitos que constituem a educação, gerando um trabalho voltado para a cidadania e participação de todos. O trabalho da equipe diretiva estava focado, segundo a diretora e as nossas observações diárias, para a gestão de pessoas. Era através de reuniões, atividades em grupo, pesquisas e questionários, que os gestores procuravam compreender quais eram os problemas enfrentados no dia-a-dia pelos sujeitos que faziam parte daquele local.
Era notória a necessidade de compreender a escola além da sala de aula, além das matérias no caderno, da realização de provas e da necessidade de avaliar os alunos para passarem de ano. Era preciso também compreender o conjunto que formava aquele ambiente, atentar para a formação e especialização dos profissionais de educação, da qualidade do ensino ministrado por estes, da compreensão das diversidades culturais que estavam por trás do currículo obrigatório a ser seguido diariamente.
Em uma das observações em sala de aula observamos a dificuldade de uma professora, recém chegada na escola, em planejar suas aulas. Esta relatou a situação descrevendo seus alunos como “fracos”, pois lecionava em uma escola privada no turno inverso, e procurava em sua prática na escola municipal trazer o mesmo trabalho realizado para os alunos da escola privada. Porém descrevia que não os alunos da escola municipal não alcançavam o mesmo rendimento e descreve: “para eles, parece que falo em grego”. Como poderia aquela profissional não compreender que ali haviam sujeitos com uma bagagem cultural diferente? Sua realidade, seu dia-a-dia, o grau de letramento e o acesso as informações eram diferentes entre as duas classes sociais para as quais ela planejava suas aulas.
Naquela situação explicitava-se a necessidade de voltar o trabalho da equipe diretiva para a Gestão dos sujeitos que faziam parte da escola. Além de organizar e cumprir seu Projeto Político Pedagógico, administrar a verba repassada mensalmente com êxito, atentar para as necessidades materias da extrutura da esola, da organização do currículo de acordo com as necessidades culturais dos alunos; era
...