As Vias aferentes e eferentes
Por: th china • 10/4/2018 • Projeto de pesquisa • 1.183 Palavras (5 Páginas) • 494 Visualizações
Vias Aferentes
- Trato espino talamico lateral
Leva informações de DOR (em pontada, aguda e bem localizada) e TEMPERATURA
A informação sensitiva de dor e temperatura é captada pelo receptor
Receptor da DOR: terminações nervosas livres
Termoreceptores
- Frio: Corpusculo de Krause
- Calor: Corpusculo de Ruffini
A informação é captada pelo prolongamento periferico do 1° neuronio (localizado do ganglio espinhal da raiz dorsal) que vai emitir um prolongamento central, encontrando o 2° neuronio (localizado no corno posterior da medula espinhal)
A partir do 2° neuronio vai ocorrer a decussação (cruzamento, trocar de lado) assumindo assim a posiçao no Funiculo Lateral do lado oposto. Após a decussação, a fibra vai infletir (subir) cranialmente em direção à Ponte.
Na Ponte, as fibras vão se unir com as do Trato Espinotalamico Anterior, formando o Lemnisco Espinhal.
Após isso, vai encontrar o 3º neuronio localizado no Talamo (no nucleo ventral postero lateral) e a partir desse neuronio vai para o Giro Pós Central ( area 3, 2 e 1 de Brodmann)
- Trato Espinotalamico Anterior
Leva informações de TATO protopatico (grosseiro) e PRESSÃO
Receptores:
Tato: Corpusculo de Meissner
Pressão: Corpusculo de Paccini
A informação vai ser captada pelo receptor atraves do prolongamento periferico do 1º neuronio, no ganglio espinhal da raiz dorsal. Através do prolongamento central, vai fazer sinapse com o 2° neuronio, localizado no Corno Posterior da medula espinhal
Após a sinapse, vai decussar e se localizar no Funico Anterior (do lado oposto). Chegando no Funiculo Anterior, vai fletir cranialmente em direção a Ponte. Na ponte, suas fibras vao se unir com as fibras do Trato Espinotalamico Lateral, formando o Lemnisco Espinhal.
Depois de formado o Lemnisco Espinhal, vão até o Talamo (no nucleo ventral postero lateral) onde vai encontrar o 3º neuronio, que vai até o Giro Pos Central (area 3,2,1 de Brodmann)
Tornam-se consciente ao nivel do talamo
- Fascículo Gracil e Cuneiforme
Função:
- Propiocepção Consciente (cinestesia): sentido de posição ou de movimento do corpo. Sensibilidade que permite situar uma parte do corpo ou perceber se ela está em movimento
- Tato Epicritico: tato discriminativo, que permite perceber a presença de dois diferentes pontos
- Estereognosia: capacidade de reconhecer um objeto apenas com o tato
- Sensibilidade Vibratória
O fasciculo Gracil e Cuneiforme são funcionalmente homogeneos, tem a mesma função.
***Única diferença
- Fasciculo Gracil: traz informação de sensibilidade profunda dos membros inferiores e do tronco inferior
- Fasciculo Cuneiforme: traz informação do tronco superior e dos membros superiores
Receptores
- Propiocepção consciente: Fusos neuromusculares e Orgaos neurotendinosos
- Tato Epicritico: Corpusculos de Ruffini, Meissner
- Sensibilidade Vibratoria: Corpusculo de Paccini
A informação é percebida atraves do receptor e atraves do prolongamento periferico, a informação é captada pelo 1º neuronio, localizado no Ganglio Espinhal da Raiz Dorsal, que vai emitir um prolongamento central. Este prolongamento central vai se localizar no Corno Posterior da Medula, indo para o Funiculo Posterio, onde vai infletir cranialmente (subir) em direção ao Bulbo.
No Bulbo, vai encontrar o 2º neuronio no Nucleo Gracil e Cuneiforme. Do 2º neuronio, os axonios vão cruzar e vão formar o Lemnisco Medial. O Lemnisco Medial vai até o Talamo, no nucleo ventral postero lateral, onde vai encontrar o 3º neuronio.
Os axonios do 3º neuronio vão para a Capsula Interna e Coroa Radiada até o Giro Pós Central no cortex (area 3,2,1 de Brodmann)
Torna-se consciente ao nivel do Cortex
- Tratos Espinocerebelares
Tratos espinocerebelares anterior e posterior: carregam impulsos nervosos provenientes dos proprioceptores no tronco e na parte inferior dos membros de um lado do corpo para o mesmo lado do cerebelo. A informação proprioceptiva alerta o cerebelo sobre os movimentos reais, permitindo que ele coordene e refine movimentos precisos, além de manter a postura e o equilíbrio.
Vias Eferentes
As vias aferentes poem em comunicação os centros suprassegmentares do sistema nervoso com os orgaos efetuadores. Podem ser divididas em dois grandes grupos: vias eferentes somaticas e vias eferentes viscerais. As primeiras controlam a atividade dos musculos estriados esqueleticos, permitindo a realização de movimentos voluntarios ou automaticos, regulando ainda o tônus e a postura. As segundas, destinam-se ao musculo liso, ao musculo cardiaco ou as glandulas, regulando o funcionamento das visceras e dos vasos
- Trato Corticoespinal
Se origina na área 4 de Brodmann no Giro Pré central, e vai descer até a Capsula Interna ➔ Base do pedúnculo cerebral ➔ base da Ponte ➔ Piramide Bulbar, indo até a Decussação das Pirâmides onde:
75 a 90% das fibras: vão cruzar, e recebem o nome de Trato Corticoespinhal Lateral
10 a 25% das fibras: permanecem do mesmo lado, e recém o nome de Trato Corticoespinhal Anterior
O Trato Corticoespinhal Lateral após ter decussado na Piramide Bulbar ao nível de Decussação das Piramides, vai ficar localizado no Funiculo Lateral, descendo a medula pelo funículo lateral até encontrar o 2º neurônio, localizado no corno anterior da medula espinhal, na substancia cinzenta.
...