BLOCOS ECONÔMICOS E GLOBALIZAÇÃO
Trabalho Universitário: BLOCOS ECONÔMICOS E GLOBALIZAÇÃO. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: Mauro66 • 4/2/2015 • 3.817 Palavras (16 Páginas) • 477 Visualizações
Blocos Econômicos
No melhor estilo “A união faz a força”, um movimento cada vez mais comum no mercado mundial é a união de países, regiões para poder aguentar o ritmo acelerado que vivemos. Essa união se chama "Blocos econômicos". Acontece por interesses mútuos e pela possibilidade de crescimento em grupo. Esse crescimento passou a ser bem visto porque logo se percebeu que, por mais forte que fosse uma economia, ela não poderia competir de igual para igual com grupos de economias juntas e unidas entre si.
Hoje, o maior Bloco Econômico é a União Europeia, contém economias fortes e conseguiu resistir a crise econômica mundial que assombrou o mercado mundial nos últimos anos. Ainda que a Grécia, Espanha e outros países tenham passado por sérias dificuldades, o fato de estarem inclusos na União Europeia os deu proteção e inclusive apoio financeiro quando foi preciso.
O Bloco em que o Brasil se insere é o MERCOSUL, um bloco econômico promissor, composto por países da América Latina, como Brasil e Argentina os fundadores.
Todo esse movimento de união de países, às vezes perto geograficamente outras vezes não, só é possível pelas seguidas formas que o homem achou de aproximar pessoas distantes. Os avanços no setor da comunicação, que possibilita contato com pessoas muito distantes de você, nos trouxeram a possibilidade de conhecer e viver culturas, costumes diferentes de outras regiões que, antes desses avanços, eram improváveis de se conhecer.
Outro fator importante foram os avanços no setor de transporte. Aviões com capacidade e comodidade cada vez maior deram a chance de mais e mais pessoas realizarem viagens para lugares distintos, gastando menos tempo do que nos em anos superiores. Isso é o chamado efeito da globalização, que integra países e aproxima nações.
Blocos Econômicos são reflexos da constante competição de economias, sempre correndo para crescer. Agora, se percebeu o fato de que um grupo pode agir muito melhor que atuando sozinho. Conheça um pouco da história dos principais Blocos Econômicos mundiais e um pouco do seu funcionamento e atuação no cenário mundial.
O que são blocos Econômicos?
Bloco Econômico é uma união de países com interesses mútuos de crescimento econômico e, em alguns casos, se estende também á integração social desses países. Tem como uma das ideias principais a visão de que haja uma integração maior entre países e a facilitação no comércio entre eles pode beneficiar a ambos ter um crescimento maior e em conjunto. O primeiro Bloco Econômico nasceu em 1956 com a criação da CECA (Comunidade Europeia do Carvão e do Aço), na Europa. Esse grupo foi formado inicialmente pela Bélgica, Alemanha Ocidental, Holanda, Itália, Luxemburgo e França. Depois desse grupo, principalmente depois da Guerra Fria, mais e mais Blocos Econômicos foram se formando.
São definidos quatro estágios ou tipos de Blocos Econômicos. O primeiro seria a determinação de uma área de livre comércio, que significa que produtos produzidos por um país podem entrar em países que têm esse acordo de livre comércio com ele, isento de taxas e burocracias tradicionais de uma importação normal. Numa segunda fase, de interesses mais amplos, a união aduaneira apresenta a implementação de condutas de comercio, além de regras para comércios com países que não fazem parte dessa união.
A terceira parte é a criação de um mercado comum, que implica numa integração maior entre as economias e regras de comércio interno e externo, além de englobar a passagem de mercadorias, pessoas e capital entre esses países de forma livre. O estágio máximo de ligação é de união econômica e monetária, que é um mercado comunitário, mas com o diferencial de ter uma moeda comum em circulação nos países que compõem esse grupo.
Esses estágios são baseados nas fases passadas por Blocos Econômicos, mas não é uma ordem obrigatória para sua criação. O que seguiu todos os passos citados foi a União Europeia, mas outros já formados não seguiram necessariamente essa ordem e em todos os passos. O Bloco Econômico MERCOSUL, por exemplo, é classificado como união aduaneira; a União Europeia já atingiu a União Econômica e Monetária. Aliás, esses passos são baseados na formação da União Europeia.
Os Blocos Econômicos existentes no mundo são:
Países ACP; (Associação de países da África, Caribe e Pacífico)
ACP-EU; (Acordo de Cotonou. Um acerto comercial entre a União Europeia)
AEC; (Associação dos Estados do Caribe)
AELC; (Associação Europeia de Livre Comércio)
ALADI; (Associação Latino-Americana de Integração)
ALALC; (Associação Latino-Americana de Livre Comércio)
ALBA; (Aliança Bolivariana para as Américas)
ALCA; (Área de Livre Comércio das Américas)
APEC; (Cooperação Econômica da Ásia e do Pacífico)
ASEAN; (Associação de Nações do Sudeste Asiático)
CEFTA; (Acordo Centro-europeu de Livre Comércio)
CAFTA-DR; (Comunidade de Livre Comércio entre Estados Unidos Central e República Dominicana)
CAN; (Comunidade Andina de Nações)
CAO; (Comunidade da África Oriental)
CARICOM; (Comunidade do Caribe)
CARIFTA; (Associação de Livre Comércio do Caribe)
CEA; (Comunidade Econômica Africana)
CEDEAO; (Comunidade Econômica dos Estados da África Ocidental)
CEEA; (Comunidade Econômica Eurasiática)
CEEAC; (Comunidade Econômica dos Estados da África Central)
CEI; (Comunidade dos Estados Independentes)
CEMAC; (Comunidade Econômica e Monetária da África Central)
IBAS; (Fórum de Diálogo Índia-Brasil- África do Sul)
COMECOM; (Conselho para Assistência Econômica Mútua)
COMESA; (Mercado Comum da África Oriental e Austral)
MERCOSUL;
...