Banco HSBC
Resenha: Banco HSBC. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Tacyla • 14/5/2014 • Resenha • 266 Palavras (2 Páginas) • 293 Visualizações
O banco HSBC foi condenado, em primeira instância, a pagar uma indenização de R$ 67,5 milhões por ter espionado seus funcionários entre 1999 e 2003, segundo o Ministério Público do Trabalho do Paraná. Cabe recurso do banco.
A acusação afirma que o banco contratou uma empresa particular para investigar 152 funcionários que haviam pedido afastamento por motivos de saúde. Foram encontrados, segundo o MPT, dossiês com uma descrição detalhada da vida desses trabalhadores, incluindo informações de saída e chegada às suas casas, antecedentes criminais, informações sobre seus familiares, entre outros.
Para a investigação, a empresa enviava pessoas para seguir os trabalhadores pela cidade, ou realizarem abordagens com disfarces como de entregador de flores e de pesquisador. Também segundo o MPT, os "detetives" mexiam em livros dos trabalhadores dos bancos, e entravam em suas casas, muitas vezes filmando ou fotografando.
A ação foi ajuizada pelo MPT em 8 de agosto de 2012, após denúncias feita pela Federação dos Trabalhadores em Empresas de Créditos do Estado do Paraná e pelo Sindicato dos Empregados em Estabelecimentos Bancários de Curitiba e Região. A decisão foi proferida na última sexta-feira.
Segundo o MPT, alguns trabalhadores puderam confirmar informações que constavam nos dossiês feito pelo banco.
Além da indenização, o banco também fica proibido de realizar investigações ou violar a privacidade de seus funcionários, sob a pena de multa de R$1 milhão por empregado investigado. Os trabalhadores ainda podem entrar com ações individuais contra o banco.
Por meio de nota, o HSBC afirmou que não iria comentar o tema por se tratar de uma decisão de primeira instância, da qual poderá recorrer.
...