Blocos Economicos
Casos: Blocos Economicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: rhaissagusmao • 22/5/2014 • 649 Palavras (3 Páginas) • 284 Visualizações
BLOCO ECONÔMICO
Recebe o nome de bloco econômico a associação de países que estabelecem relações econômicas privilegiadas entre si e que concordam em abrir mão de parte da soberania nacional em proveito da associação. A tendência atual é a formação de blocos econômicos, destinados a promover uma maior integração entre seus membros e facilitar o comércio entre os mesmos. Para isso, geralmente adotam a redução ou isenção de impostos ou de tarifas alfandegárias e buscam soluções em comum para problemas comerciais. No entanto, o comércio entre os integrantes de um bloco aumenta e gera crescimento, e deixar de participar de uma organização do tipo significa atualmente viver isolado do mundo comercial. Essas associações são formadas por países vizinhos ou que possuam afinidades culturais ou comerciais.
Na época da Guerra Fria, o mundo estava dividido em dois grandes blocos econômicos, ideológicos e políticos, de um lado, o bloco capitalista chefiado pelos EUA, e do outro o socialista, liderado pela URSS. Com o fim do socialismo na maior parte do mundo, apenas o bloco liderado pelos EUA sobreviveu, e passou a ser norma seguida quase no mundo inteiro. Esta nova ordem que surgia foi entendida como monopolar, isto é, prevalece a vontade da última grande potência restante. Apesar dos EUA terem dominado muitas áreas, as últimas décadas testemunharam a formação de blocos econômicos regionais, ou seja, associações de países, na maioria das vezes vizinhos, que passaram a manter relações econômicas privilegiadas entre si.
Os blocos econômicos atuais podem ser classificados em: zona de preferência tarifária, zona de livre comércio, união aduaneira, mercado comum e união econômica e monetária. Cada modalidade equivale a um grau de comprometimento maior de soberania, e cabe aos membros do bloco decidir qual nível é o mais adequado. A União Europeia é um exemplo de bloco que seguiu todos esses passos pois, atingiu a união econômica e monetária, mas outros já formados não seguiram necessariamente essa ordem. O bloco econômico Mercosul por exemplo, é classificado como união aduaneira.
OS PRINCIPAIS BLOCOS ECONÔMICOS
ALCA
Criação: 1994
Países: 34 países do continente americano. Exceto Cuba.
Objetivo: Trânsito livre pelas fronteiras de bens, serviços e investimentos e prever a isenção de impostos alfandegários para a maioria dos itens de comércio entre os países associados.
APEC
Criação: 1989
Países: 17 países e um território: Austrália, Brunei, Canadá, Indonésia, Japão, Malásia, Nova Zelândia, Filipinas, Cingapura, Coréia do Sul, Tailândia, EUA, China, Hong Kong, Taiwan, México, Papua Nova Guiné e Chile.
Objetivo: Pretende ser uma união aduaneira com tarifas zero até 2020. Além de ser considerado o maior bloco econômico do mundo e domina 46% das exportações mundiais.
MERCOSUL
Criação: 1991
Países: Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Equador, Paraguai, Uruguai e Venezuela.
Objetivo:
...