Blocos Econômicos
Trabalho Escolar: Blocos Econômicos. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: kellycristhie • 18/12/2014 • 952 Palavras (4 Páginas) • 479 Visualizações
1.Qual o nível de integração do MERCOSUL?
-Qual o impedimento ao seu crescimento?*
-Explique o que é a TEC e para o que serve.
O nível de integração do MERCOSUL é classificado como Mercado Comum, pois abrange a Zona de Livre Comércio e a União Aduaneira e a circulação de pessoas, mercadorias, capitais e serviços entre os países que são membros ocorre de forma permitida.
A Tarifa Externa Comum – TEC – é uma tarifa padrão que determina a todos os membros que pratiquem as mesmas taxas sobre a importação de um produto de um país que esteja fora do grupo. Essa tarifa foi criada com objetivo de aumentar a eficiência econômica e estabelecer relações sociais mais fortes entre os países participantes.
http://www.brasilescola.com/geografia/classificacao-dos-blocos-economicos.htm
http://pt.wikipedia.org/wiki/Tarifa_externa_comum
2. Quais as vantagens dos países-membros da UE?
-Qual seu nível de integração?
-Porque apenas 17 dos 27 países-membros adotaram o euro como moeda?
-Explique as vantagens e (possíveis) desvantagens da adoção da moeda única.
As mais importantes vantagens da União Europeia são o mercado único europeu que possui a moeda única adotada por 17 dos 27 países-membros, políticas agrícolas, comercial, de pesca e de transportes comuns. Seu nível de integração se define como União Política, Econômica e Monetária, onde as nações aderem a mesma economia e política. O Euro em alguns países como a Suécia e Dinamarca não foi aderido, enquanto outros países ainda não participantes não se enquadram nas exigências econômicas como taxa de juros, inflação, câmbio, déficit na balança comercial e dívida externa, que são necessários para a adesão. A adesão do Euro pelos países acarretam vantagens e desvantagens para os países que aderem como vantagens podem ser citadas a facilidade de comparação de mercado com os demais países produtores, a maior competitividade com os demais países de outros blocos econômicos, a facilitação do turismo, os empréstimos a juros menores, a maior estabilidade da economia, fortalecimento da UE devida a unificação da moeda. E as desvantagens na adesão do Euro estão nos gastos em relação a adaptação de empresas para trabalharem com a nova moeda, custos com o tempo de transição da moeda, ampliação da concorrência entre empresas, entre outras.
http://www.infoescola.com/economia/euro/
http://www.sistemadinamico.com.br/portfolio/web/licks/cidadania.asp
3.Quando e porque o G20 foi criado? Qual sua finalidade? Quais os temas debatidos?
O G20 foi criado em 1999 com o intuito de fortalecer a economia mundial. A formação desse grupo se deu para que os países em desenvolvimento fossem reconhecidos como importantes para a construção de uma economia mundial estabilizada, pois em razão da constante mudança de mercado a participação desses países se torna necessária para o fortalecimento econômico global. A primeira reunião do G20 aconteceu para debater a economia em resposta às crises econômicas ao final da década de 90, nas reuniões do G20 atuais são discutidos vários tópicos como, por exemplo, assuntos sobre orçamento e monetários, sobre o comércio, energéticos, saídas para o crescimento, formas de combater o financiamento ao terrorismo, competição nos mercados financeiros, desenvolvimento econômico, elementos fiscais de crescimento e desenvolvimento, estabilidade da economia global e às possíveis formas de fortalecer o comércio e seus investimentos.
http://www.mundoeducacao.com/geografia/g-20grupo-financeiro.html
http://veja.abril.com.br/perguntas-respostas/g20.shtml
4. Porque os países chamados de “tigres asiáticos” assim são chamados? Quais suas principais características e quais os motivos que levaram ao seu fortalecimento econômico? Quais são esses países?
Cingapura, Coreia do Sul, Taiwan e Hong Kong são os países chamado de tigres asiáticos, assim chamados devido ao termo "tigre" estar relacionado a forma forte, rápida e agressiva que atuaram na economia. Para obterem esse desenvolvimento rápido utilizaram uma política de impostos baixos, investimentos em tecnologia e educação, incentivos às exportações, abertura para a entrada
...