Carisma
Seminário: Carisma. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Rubens • 21/4/2014 • Seminário • 474 Palavras (2 Páginas) • 284 Visualizações
Carisma em grego significa dom de inspiração divina, Quando um líder tem a carisma como uma de suas virtudes, ele inspira os colaboradores a realizar suas metas e facilita as transformações que precisam passar. Porem deve se ter cuidado com excessos, pois pode acarretar em falta de respeito dos liderados, ou até mesmo antipatia.
O carisma foca muito nas emoções, o líder estimula os sentimentos do grupo que acaba por desenvolver uma relação de amizade, um coleguismo maior, facilitando as tarefas diárias e criando uma ambiente de trabalho prazeroso. O carisma é uma das condições mais importantes para se buscar em um líder, porem lembre-se, não é a única.
Segundo House (1977) o termo Liderança Carismática é utilizado para definir qualquer líder que tenha os efeitos carismáticos em um grau excepcionalmente alto.
House afirma que a liderança carismática esta muito mais ligada com o emocional do que com o racional. Pensando por essa maneira, cabe o alerta, tudo em exagero pode se tornar prejudicial. Se bem aplicada, esse estilo de liderança garante um colaborador alegre, motivado, devoto ao seu líder.
Segundo o autor, existem três características básicas para o líder carismático:
Um bom relacionamento interpessoal é uma poderosa e necessária ferramenta para um líder de sucesso. Profissionais que desejam ocupar um cargo de liderança sabem que um líder carismático consegue resultados extraordinários. O carisma é um brilho a mais, uma característica que diferencia e destaca um bom líder. Ele é um facilitador para o caminho da liderança.
A palavra carisma vem do grego Chàrisma e significa Graça. É uma qualidade que encontramos em pessoas que nos inspiram e em grandes líderes. O líder carismático consegue encantar sua equipe e as demais pessoas ao seu redor. Mas quais são as características desses líderes carismáticos? Hoje falaremos sobre elas:
Admiração: Eles geram admiração em sua equipe, amigos e familiares. Além disso, possuem uma capacidade surpreendente de atrair e estimular pessoas.
Confiança: O líder precisa conhecer a si mesmo e saber reconhecer suas habilidades, competências, pontos fortes e de melhoria, sempre trabalhando em prol do crescimento e desenvolvimento tanto pessoal como profissional. O bom líder é aquele que além de deter a autoconfiança, também gera confiança nos colaboradores.
Comunicação: Acima de tudo, esse líder é um bom comunicador. É aquele que sabe usar as palavras para cativar sua equipe, motivando-a sempre para conseguirem alcançar metas e objetivos.
Relacionamento: Ele possui a capacidade de se relacionar bem. Sabe ouvir seus colaboradores e busca compreender suas necessidades. Coloca-se no lugar do próximo, o que facilita uma boa convivência.
Realização: Liderança está associada a resultados. O líder carismático coloca em prática seus discursos e gera resultados fantásticos. Assim, passa a ter credibilidade com sua equipe.
O carisma é um diferencial desejável, mas a sua ausência não quer dizer que esse líder não obterá sucesso. Porém, todos podem buscar exercê-lo, já que é uma potencialidade onde todos poderão se tornar inspiradores e inesquecíveis.
...