Ciencias Poliiticas
Trabalho Escolar: Ciencias Poliiticas. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: claudilene • 16/10/2013 • 3.297 Palavras (14 Páginas) • 217 Visualizações
Respostas das Questões para Revisão
Conceitue e aponte as principais diferenças entre os enfoques da Macroeconomia e da Microeconomia. R: Macroeconomia estuda a economia como um todo, analisando a determinação e o comportamento de grandes agregados (renda, produto nacional, nível geral de preços, emprego e desemprego, estoque de moeda e taxa de juros, balança de pagamentos, taxa de câmbio). No estudo destes agregados, a Macroeconomia tradicional, baseada na tradição keynesiana (também conhecida como Macroeconomia _ad _hoc), negligencia o comportamento das unidades econômicas individuais e de mercados específicos, que são as preocupações da Microeconomia. No entanto, esta é apenas uma mudança de enfoque, não havendo contradição entre as duas abordagens.
Sintetize os objetivos de política econômica R: Os objetivos da política econômica são:
{text:list-item} {text:list-item} {text:list-item} {text:list-item}
Políticas de estabilização da inflação não são compatíveis com a melhoria no grau de distribuição de renda Você concorda Justifique sua resposta.
R: A afirmação não é correta, pois políticas de estabilização da inflação, ao reduzir as perdas dos trabalhadores (principalmente os de baixa renda), para os quais a inflação é um imposto, melhora a renda real dessa classe de renda. O ocorrido no período imediato ao Plano Real, de junho de 1994, ilustra esse ponto.
Comente a questão da compatibilidade (ou não) entre as metas de melhoria no grau de distribuição de renda e a busca do crescimento econômico, à luz da experiência brasileira no período do “milagre econômico” R: A idéia da não compatibilidade entre crescimento econômico e distribuição de renda está calcada na idéia de que a elevação da taxa de poupança, necessária para o aumento do investimento e, conseqüentemente, para o crescimento econômico, não seria possível com a distribuição de renda, dado que a taxa de poupança da população mais pobre seria menor. Este pressuposto não é necessariamente verdade (há formas de incentivar a elevação da taxa de poupança da população de menor renda, por exemplo por meio de um melhor desenvolvimento do sistema financeiro, de forma que acreditar que a concentração de renda é a única forma de elevar a taxa de poupança é falsa). Com relação ao milagre econômico, a idéia de que a concentração de renda deu-se apenas devido à elevação da demanda por mão de obra qualificada, sendo um subproduto do próprio desenvolvimento não parece ser verdadeira, pois se este fosse o caso, uma política intensa de treinamento (bem maior que o MOBRAL existente na época) levaria a uma redistribuição de renda que compensaria os efeitos deletérios do desenvolvimento, fato que pelo visto não se concretizou.
Resuma os instrumentos de política econômica. R: Os instrumentos de política econômica são:
{text:list-item} {text:list-item} {text:list-item} {text:list-item} Qual é a condição de equilíbrio, e quais são as variáveis macroeconômicas determinadas:
{text:list-item}
R: A condição de equilíbrio se dá quando Oferta Agregada de bens e serviços = Demanda Agregada de bens e serviços, e as variáveis determinadas nesse mercado são:
nível de renda e produto nacional;
nível de preços;
consumo agregado;
poupança agregada;
investimentos agregados;
exportações globais;
importações globais.
{text:list-item} R: A condição de equilíbrio se dá quando Oferta de Moeda = Demanda de Moeda e as variáveis determinadas nesse mercado são:
taxa de juros;
estoque de moeda.
{text:list-item} R: A condição de equilíbrio se dá quando Oferta de Títulos = Demanda de Títulos e a variável determinada nesse mercado é o preço dos títulos.
{text:list-item} R: A condição de equilíbrio se dá quando _Oferta de Mão de _Obra = Demanda de Mão de Obra e as variáveis determinadas nesse mercado são:
Nível de emprego;
Taxa de salários monetários.
{text:list-item} R: A condição de equilíbrio se dá quando Oferta de Divisas = Demanda de Divisas e a variável determinada nesse mercado é a taxa de câmbio.
Capítulo 9
Respostas das Questões para Revisão
Mostre como opera o fluxo circular de renda e como surge a identidade entre as três óticas de medição do resultado da atividade econômica de um país, conforme a Contabilidade Social. R: O fluxo circular de renda, já apresentado nos capítulos anteriores, mostra o fluxo contínuo de bens (mercadorias e serviços) e fatores de produção, entre empresas (unidades produtivas) e famílias (unidades consumidoras e detentoras dos direitos de propriedade sobre as firmas) tendo em contrapartida um fluxo de pagamentos a bens (preço pago pelas mercadorias e serviços) e a fatores de produção (salários alugueis, etc...) entre estas mesmas unidades. A partir deste sistema, podemos avaliar o resultado da atividade econômica de um país sob três óticas: Ótica do produto e da despesa, que olham para a produção de bens finais na economia e a venda de tais bens, e ótica da renda, que foca sobre a remuneração dos fatores de produção (salários, juros, aluguéis e lucros).
Sobre o setor de formação de capital, na Contabilidade Social:
{text:list-item}
R: Poupança agregada é a parte da renda nacional que não é consumida no período, enquanto investimento agregado é o gasto com bens que foram produzidos mas não foram consumidos no período, e que aumentam a capacidade produtiva da economia nos períodos seguintes. Supondo uma economia a dois setores, o produto nacional (PN) é composto pela produção de bens de consumo (C) e de bens de capital (I).
PN = C + I
Por outro lado, a Renda Nacional (RN) ou é consumida (C) ou é poupada (S), isto é
RN = C + S
Como PN = RN, segue que I = S.
Quais são os componentes do investimento agregado A compra de ações constitui um
...