TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

DESENVOLVIMENTOS E ABORDAGENS CONSTRUCTIVISTAS-INTERATIVAS APROXIMAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO

Projeto de pesquisa: DESENVOLVIMENTOS E ABORDAGENS CONSTRUCTIVISTAS-INTERATIVAS APROXIMAÇÃO AO DESENVOLVIMENTO. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  10/9/2014  •  Projeto de pesquisa  •  789 Palavras (4 Páginas)  •  410 Visualizações

Página 1 de 4

ABORDAGENS DESENVOLVIMENTISTA E CONSTRUTIVISTA-INTERACIONISTA

ABORDAGEM DESENVOLVIMENTISTA

A abordagem desenvolvimentista é dirigida especificamente para a faixa etária até 14 anos e busca nos processos de aprendizagem e desenvolvimento uma fundamentação para a educação física escolar.

A proposta Desenvolvimentista pretende adequar às insuficiências motoras do indivíduo, bem como ordenar movimentos inconsistentes e desordenados e corrigir desvios na progressão de aquisição de habilidades motoras.

É uma tentativa de caracterizar a progressão normal do crescimento físico, do desenvolvimento motor e da aprendizagem motora em relação à faixa etária e, em função dessas características, sugerir aspectos ou elementos relevantes à estruturação de um programa para a educação física na escola.

A abordagem defende a ideia de que o movimento é o principal meio e fim, da educação física, propugnando a especificidade do seu objeto.

Sua função não é desenvolver capacidades que auxiliem a alfabetização e o pensamento lógico-matemático, embora tal possa ocorrer como um subproduto da prática motora.

Em suma, uma aula de educação física deve privilegiar a aprendizagem do movimento, enquanto ocorre outras aprendizagens, de ordem afetivo-social e cognitiva, em decorrência da prática das habilidades motoras.

Grande parte do modelo conceitual desta abordagem relaciona-se com o conceito de habilidade motora, Como as habilidades mudam ao longo da vida do indivíduo, desde a concepção até a morte, constituíram-se numa área de conhecimento da educação física — o desenvolvimento motor. Ao mesmo tempo, estruturou-se também outra área em torno da questão de como os seres humanos aprendem as habilidades motoras — a aprendizagem motora.

Para a abordagem desenvolvimentista, a educação física deve proporcionar ao aluno condições para que seu comportamento motor seja desenvolvido pela interação entre o aumento da diversificação e a complexidade dos movimentos.

Assim, o principal objetivo da educação física é oferecer experiências de movimento adequadas ao seu nível de crescimento e desenvolvimento, a fim de que a aprendizagem das habilidades motoras seja alcançada; a criança deve aprender a se movimentar para adaptar-se às demandas e às exigências do cotidiano, ou seja, corresponder aos desafios motores.

A partir dessa perspectiva passou a ser extremamente difundida a questão da adequação dos conteúdos ao longo das faixas etárias. a exemplo do domínio cognitivo, foi proposta uma taxionomia para o desenvolvimento motor, ou seja, uma classificação hierárquica dos movimentos dos seres humanos.

Segundo XAVIER. A proposta desta abordagem não é buscar na Educação Física solução para os problemas sociais do país, com discursos que não dão conta da realidade. Todavia, uma aula de Educação Física deve privilegiar a aprendizagem do movimento, embora possam estar ocorrendo outras aprendizagens em decorrência da prática das habilidades motoras.

Partindo-se do princípio de que todo ser humano é basicamente um iniciante diante das tarefas e situações novas, em termos de aprendizagem motora, torna-se muito importante conhecermos as características de comportamento daqueles que se iniciam na aquisição de uma habilidade motora.

Aliás, a habilidade motora é um dos conceitos mais importantes dentro desta abordagem,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com