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Desencantamento de Mundo e Religião em Weber

Por:   •  12/8/2019  •  Resenha  •  320 Palavras (2 Páginas)  •  373 Visualizações

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  1. Relacione desencantamento do mundo e o processo de racionalização na religião e na ciência

Segundo Weber, à medida que a história da humanidade avança, mais as relações se tornam racionais e menos tradicionais e afetivas diante de complexidade da vida em sociedade, que exige um conjunto de leis e normas impessoais, isto é, baseada em uma racionalização do mundo. Uma das consequências dessa racionalização é o desencantamento do mundo, ou seja, a sociedade deixa de acreditar em seres sobrenaturais e coisas que fogem do racional e que poderiam levar a um “controle” dos valores sociais. Assim, com o desencantamento do mundo, a natureza se torna um meio apenas para obtenção dos interesses da razão, o que significa que ao olhar para um objeto, apenas se enxergará o interesse próprio do indivíduo, e como aquele objeto poderá ser utilizado, ignorando os seus possíveis valores naturais ou seu significado histórico, e assim, a natureza se torna passível de puro domínio humano. Segundo Flávio Pierucci, deve se entender o desencantamento do mundo como: “O desencantamento em sentido estrito se refere ao mundo da magia e quer dizer literalmente: tirar o feitiço, desfazer um sacrilégio, escapar da praga rogada, derrubar um tabu, em suma quebrar o encanto”. (PIERUCCI, 2003, p.7). Com isso, com essa visão objetiva e racional, poderá ocorrer uma perda de sentido da existência, afinal, a visão encantada do mundo atribui sentido a própria existência humana, como por exemplo, a existência das religiões, que tendem a explicar o motivo de existência da vida, porém, com o desencantamento de mundo, o mundo perde seu encanto, e sobra apenas a racionalidade e a materialidade. Assim sendo, o desencantamento de mundo se dá quando a humanidade deixa de lado um universo marcado pelo sagrado, pelo excepcional e mágico em um contexto religioso, dando lugar a um mundo racionalizado, material, baseado no pensamento científico, diante de um desenvolvimento de formas de organização racionais e burocráticas.

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