Dimensão Global
Artigo: Dimensão Global. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 11/10/2013 • 341 Palavras (2 Páginas) • 266 Visualizações
O comércio mundial teve um crescente desenvolvimento ao longo do século XIX devido vários fatores: primeiras revoluções industriais, forte diminuição do custo de transportes gerados, o fim das guerras napoleônicas e a substituição dos princípios regulamentam que ate então era mercantilista adotando-se a pratica de livre iniciativa.
A primeira fase da globalização (1870-1913) caracterizou-se por uma ampla mobilidade internacional de capitais e de mão de obra, e pela extensão, a partir de 1870, do padrão-ouro como sistema de pagamentos internacionais e regulamentação macroeconômica.
Neste momento surgiram também novas formas de regulamentações sociais
Hoje, a globalização é uma realidade cada dia presente em todos os cantos do mundo, ate mesmo em locais que ainda a tecnologia e o desenvolvimento não chegaram através de instalações de empresas multinacionais, pois na dimensão comercial os produtos da globalização, apresentam um numero variável de opção para atender as demandas que entram nesse modismo, e as formas comerciais são atraentes, iludindo todos ao acesso aos bens materiais. Por outro lado a sociedade capitalista aumenta a independência na exploração desse modelo e outra parte da sociedade fica a margem com o mínimo de acesso a salários que permitem saciar as necessidades básicas do individuo.
Podemos observar os reflexos das crises econômicas no mundo todo e a relação do Brasil em enfrentar essas situações, por outro lado, analisar que a vulnerabilidade social é crescente no Brasil, não se trata apenas de governos investirem de boas intenções, realizando “doações” a pessoas que estão à margem da miséria, com programas sociais-políticos, é preciso buscar soluções no mundo capitalista e globalizado para que a renda per capita de famílias aumente com novas oportunidades de empregos, que hoje é um dos setores que mais sofre com a instabilidade causada pela globalização, já que qualquer aumento da produção no exterior pode gerar déficit no emprego local.
Todos devem estar atentos às conseqüências da globalização, os governos, os economistas, pesquisadores, em verdade, todos os consumidores, pois os índices altos ou baixos de tantas taxas inseridas é que chegam aos nossos bolsos ou deixam outros sem nada.
...