Direito Empresarial
Ensaio: Direito Empresarial. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: 851212 • 11/11/2014 • Ensaio • 778 Palavras (4 Páginas) • 200 Visualizações
Passo 1:
a) Profissionalmente:
Possui todas as informações da empresa, tem o dever de contratar e supervisionar os funcionários, pois são eles que irão fazer a circulação dos bens e serviços da empresa.
b)Atividade Economica:
Deve explorar o maximo possível a empresa para que ela possa render lucro e riqueza, pois, é isso que todo empresário almejar conquistar.
c) Atividade Organizada:
Para que a atividade da empresa seja organizada, o empresario deve ter em mente quatro fatores: Capital, Mão de Obra, insumos e tecnologia.
Passo 2:
Para se tornar um empresário, na legislação atual, saindo da informalidade é preciso que tenha:
- Capacidade Jurídica: Condição de adquirir direitos e contrair deveres em nome próprio.
- Ausência de impedimento legal para o exercício da empresa:
Falidos, funcionários públicos, devedores do INSS, deputados e senadores e aqueles que foram condenados pela prática de crime que vede o acesso a atividade empresarial (artigo 35, II, da LRE).
- Efetivo exercício profissional da empresa:
Só será considerado empresário aquele que o fizer em nome próprio e não em nome de outros, e o fizer com o intuito de lucro e não graciosamente.
- Registro:
A empresa deve ser registrada para ganhar personalidade jurídica, sem isso ela não pode obter CNPJ, não pode emitir nota fiscal nem duplicata.
Passo 3:
Para colocar na tabela...
Qual é o conceito de empresário?
Considera-se empresário quem exerce atividade econômica organizada para a produção ou a circulação de bens e serviços.
Quem a legislação não considera empresário?
Quem exerce a profissão intelectual de natureza científica literária ou artística.
Cite 5 características do empresário:
1-Capacidade de assumir riscos
2-Senso de Oportunidade
3-Liderança
4-Visão global da organização
5-Dispocisão de trabalho
Quais são os pressupostos fundamentais ao exercício de atividade empresarial?
Capacidade relativa à maioridade, interditos que estão proibidos de exercer atividades comerciais os funcionários públicos, militares da ativa das três armas, magistrados corretores e leiloeiros, cônsules, médicos em farmácias, drogarias ou laboratórios farmacêuticos e aos falidos.
O que é uma empresa?
É uma atividade econômica exercida profissionalmente pelo empresário por meio de articulação dos fatores, produtivos para a produção ou a circulação de bens ou de serviços.
Passo 4:
Antigamente todo comerciante era considerado um empresário, com a modernização, globalização e evolução dos tempos e chegada do Código Civil Brasileiro hoje temos uma nova visão do empresário.Baseado no Código Civil Brasileiro Artigo 966; Considera empresário quem exerce profissionalmente atividade econômica organizada para a produção ou circulação de bens e serviços.
Parágrafo Único: não se considera empresário quem exerce profissão intelectual, de natureza cientifica, literária ou artística, ainda com o concurso de auxiliares ou colaboradores salvo se o exercício da profissão constituir elementos de empresa.
1-Profissional Intelectual: não se considera empresário o exercite de profissão intelectual, de natureza científica, literária ou artística, mesmo que contrate empregado
...