EFICIÊNCIA/EXCELÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA
Ensaios: EFICIÊNCIA/EXCELÊNCIA NA GESTÃO PÚBLICA. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: vanuzarodrigues • 30/9/2014 • 2.068 Palavras (9 Páginas) • 448 Visualizações
SUMÁRIO
1 INTRODUÇÃO 3
2 DESENVOLVIMENTO 4
3 CONCLUSÃO...........................................................................................................9
REFERÊNCIAS..........................................................................................................10
1 INTRODUÇÃO
Ao longo dos anos, a percepção sobre o que é essencial para uma organização ser competitiva tem mudado. Atualmente, mais do que as pessoas, são as pessoas certas o bem mais valioso de uma empresa.
Neste sentido, o referido trabalho cujo tema é sobre a eficiência na gestão pública, analisa um estudo de caso de uma parceria entre a administração pública e uma empresa de comunicação e tem como objetivos: aplicar os conteúdos estudados nas disciplinas do semestre em situação vivencial, promovendo a interdisciplinaridade e a integração entre teoria e prática. Discutir, através de um estudo de caso, aspectos fundamentais para a implementação de uma gestão pública com excelência.
Esta produção textual para cumprir com os objetivos foi concluída por várias etapas como: caracterização de cada uma das empresas envolvidas juntamente com seus históricos de parceria, característica da campanha, o por quê da parceria entre as duas instituições, pesquisas sobre políticas públicas, marketing, empresas públicas, administração direta e indireta, mensuração de resultados, entre outros.
2 DESENVOLVIMENTO
O marketing é usado para indicar as iniciativas por meio das quais uma empresa procura fixar, diante de seu público-alvo, uma imagem positiva da sua organização. Para tanto, não se deve visualizá-lo apenas como mais uma técnica para aumentar a lucratividade de uma empresa. Portanto, a imagem de uma organização não está ligada necessariamente à visão de dinheiro, mas também às de popularidade, credibilidade, prestígio e conhecimento.
Além do mais, o marketing não se concentra exclusivamente na imagem física da organização. Seu foco mais relevante está no desenvolvimento de uma ideia, de um conceito, que é associado a um produto específico na mente do consumidor, ou seja, o objetivo do marketing é convencer os diversos grupos de que uma determinada empresa ou associação é um parceiro válido.
Neste sentido, a administração pública deve ser entendida como uma forma de governo que envolve conjuntos de pensamentos, ideologias, regras, normas, e naturalmente, a relação de poder, bem como outras diferentes manifestações comportamentais. São justamente essas diferentes formas de manifestação do poder que influenciam e determinam a maneira de dividir e de utilizar o poder da autoridade no processo de atendimento dos interesses públicos.
O marketing e a administração pública podem formar uma parceria em benefício da sociedade conforme veremos na análise aqui realizada de um estudo de caso de uma parceria entre a administração pública e uma empresa de comunicação retirado as Casoteca de Gestão Pública da ENAP – Escola Nacional de Administração Pública.
O Grupo VIT é representante da MTV uma empresa de comunicação no Rio Grande do Sul tendo como diretor executivo, Vitor Faccioni que tinha nas mãos o desafio de provar que valia a pena trabalhar com a MTV, com iniciativas que já lhe havia rendido um prêmio em 2006 e Cristine Carniel responsável pelo marketing da emissora. Firmava com seu parceiro (DETRAN) o projeto de Serviços de Utilidade Pública (SUP) ligado à segurança no trânsito. Do outro lado, estava a administração pública o DETRAN da autarquia executiva de trânsito do Governo do Estado do Rio Grande do Sul.
A parceria entre Grupo VIT e o Detran vem de longas datas, como a primeira em 2003, foi produzidas seis Serviços de Utilidade Pública (SUP) e tinha como refrão “se quiser que eu te leve, eu aprendo a dirigir” formado por uma banda de música; a segunda campanha em 2004, onde foram produzidas quatro novas versões de SUP inspirado na estética de um filme; a terceira campanha em 2005, abordaram soluções para o trânsito das cidades identificando que o público jovem também se sentia responsável pela segurança no trânsito e a quarta campanha em 2006, quando foram produzidos quatro filmes com estética e linguagens que falam diretamente aos jovens.
Embora a parceria já esteja firmado a anos atrás alguns problemas existiam na campanha, como o custo do projeto pois as verbas escassas, chamado de orçamento público, do governo poderiam migrar para outros projetos.
O orçamento público é uma lei que, entre outros aspectos, exprime em termos financeiros a alocação dos recursos públicos. [...] Trata-se de um instrumento de planejamento que espelha as decisões políticas, estabelecendo as ações prioritárias para o atendimento das demandas da sociedade, em face da escassez de recursos. Apresenta múltiplas funções - de planejamento, contábil, financeira e de controle. As despesas, para serem realizadas, têm que estar autorizadas na lei orçamentária anual. (TUDO SOBRE CONCURSO).
Portanto, com as verbas escassas do governo a emissora tinha conhecimento dos cortes de orçamentos feitos pela Assembleia Legislativa, pois a mesma está inserida no Poder Legislativo que para Belli tem como principal função:
O processo legislativo estadual é regulado pela Constituição Federal na medida em que fixa regra de competência para os Estados, pela Constituição Estadual, e principalmente pelo Regimento Interno da Assembleia Legislativa. [...]O Poder Legislativo deve estar preparado para acolher críticas, meditar sobre elas e responder a elas. A importância de sua existência é fato histórico consumado. Sua função legislativa exerce um papel estabilizante fundamental para que o Estado cumpra seu fim, que é a harmonia e o bem-estar social. Montesquieu, em sua obra mais famosa, alertava que "A liberdade é o poder das leis, não do povo. E o poder das leis, eis a liberdade do povo." Essas palavras, escritas há quase três séculos, que nada perderam de sua força original, fazem-nos refletir seriamente sobre a importância de nosso trabalho.
Mesmo com o custo apenas da produção a MTV tem que ser pro-ativa e tomar decisões rápidas com ideia realmente boa e inovadora para o assunto “trânsito seguro”. Era preciso algo diferente, mas igualmente eficaz no impacto social. Ideias essas novas que agradassem tanto ao cliente quanto ao público-alvo (os jovens) e que além de
...