Economia Da Russia
Dissertações: Economia Da Russia. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: carlooos • 22/5/2014 • 363 Palavras (2 Páginas) • 270 Visualizações
A Rússia é um país localizado ao norte da Europa, atualmente possui um PIB de US$ 2,50 trilhões e um PIB per capita de US$ 17.700, a taxa de crescimento desse PIB é de 3,2%, a economia divide-se em serviços (60,1%), indústria (36%) e agricultura (3,9%), sendo 75,6 milhões de trabalhadores ativos.
Atualmente a taxa de desemprego atinge cerca de 5,7%, a população abaixo da linha de pobreza: 12,7%, e uma inflação de 5,1%. Os principais produtos agropecuários produzidos: grãos (cereais), beterraba (principalmente para produção de açúcar), sementes de girassol, legumes, frutas, carne e leite e os principais produtos industrializados produzidos: minérios, petróleo, gás, metais, automóveis, navios, produtos químicos, equipamentos elétricos, máquinas, equipamentos para a construção civil, tecidos, alimentos industrializados.
Quando falamos de importação e exportação os principais produtos são, automóveis, produtos farmacêuticos, máquinas, plásticos, carne e fruta pra os importados e petróleo bruto, produtos derivados de petróleo, metais, gás natural, produtos químicos para os exportados.
O nível de desenvolvimento humano (IDH) na Rússia é de 0,788 considerado alto, possui um dos níveis de analfabetismo mais baixos do mundo - apenas 0,6%, ou em termos de alfabetização, 99,4% da população sabe ler e escrever, especialistas dizem que nos últimos anos houve uma verdadeira explosão de consumo no país. Os russos aprenderam a comprar mais e a consumir mais. Esta atitude é interpretada como uma adequação da sociedade a uma das grandes metas atuais do governo, modernizar a economia do país.
O impacto inicial da crise incidiu no mercado acionário, principalmente nas empresas do setor de mineração. Como exemplo a maior delas, a Mechel, teve queda de 68% na Bolsa de Nova York. Isso se deve ao fato de Vladmir Putin ter acusado as empresas mineradoras de vender para o mercado externo por mais barato que o interno, gerando inflação e evasão de impostos.
Diante da Guerra da Georgia, conflito visivelmente de interesse econômico, principalmente em benefício dos ganhos com petróleo, o montante de investimentos estrangeiros caiu drasticamente, fazendo cair 60% dos índices RTS e MICEX. Esse baque sedimentou ainda mais a queda das cotações das empresas Russas.
Em decorrência da crise, o preço do barril de petróleo e gás subiram a níveis exorbitantes, impulsionando o crescimento do país em 2008(superior a 7% a.a).
...