Educacao E Desenvolvimento Sustentavel
Monografias: Educacao E Desenvolvimento Sustentavel. Pesquise 861.000+ trabalhos acadêmicosPor: MCharles • 14/6/2013 • 2.351 Palavras (10 Páginas) • 508 Visualizações
1. Introdução
O presente projecto enquadra-se na linha de pesquisa “Educação e Desenvolvimento Susten-tável” do Curso de Geografia da Universidade Pedagógica, sob o tema: A sucessão urbana na Cidade de Tete, 2008-2014. O mesmo descreverá o actual estágio de sucessão urbana na região em estudo, no que se refere as suas causas e consequências a nível socioeconómico e ambiental, sem no entanto descurar as devidas medidas para minimização.
Relativamente a proposta da estrutura, o trabalho para além da introdução estruturar-se-á em três capítulos nomeadamente:
O primeiro capítulo centrar-se-á à revisão bibliográfica, em que apresentar-se-á o enquadra-mento teórico do trabalho e análise de pontos de vista de vários autores no que diz respeito a pro-blemática de sucessão urbana no mundo e em Moçambique e a Província de Tete, de modo a dar contexto ao trabalho.
No segundo capítulo far-se-á alusão de descrição das generalidades físico-geográficas e aspectos sócio-económicos da Cidade de Tete.
O terceiro cingir-se-á sobre a discussão e análise dos principais resultados relativos a constru-ção desordenada, suas causas e seus impactos ambientais na região em estudo, bem como serão apresentadas algumas propostas de solução dos problemas ambientais decorrentes de tal fenóme-no.
O Finalmente apresentar-se-ão as considerações finais (conclusão e recomendações), bem como bibliografia, anexos e apêndices, respectivamente.
1.1. Tema e Justificativa
A abordagem do tema e a área sobre o qual estudo incide, justifica-se principalmente pelo facto do autor ser natural da região, daí a ansiedade em levar a cabo estudos sobre os aspectos de gestão urbana, nesta parcela do país.
Por outro lado, a Cidade de Tete tem sido uma região que se encontra em franco desenvolvi-mento, facto que implica conhecer os problemas de âmbito sócio-económico e ambientais adja-centes a esse processo, com a perspectiva de munir os citadinos e a sociedade no geral de infor-mações pertinentes sobre os impactos positivos e negativos dele decorrentes e subsequentemente criar mecanismos para que se possa minimizar as possíveis consequências que dela possam origi-nar.
Todavia, Tete é o local de estudo do autor e que durante o seu quotidiano fora observando a crescente sucessão urbana o que de grosso modo impeliu a necessidade de levar a cabo estudos sobre aspectos de gestão urbana que perplexam o quotidiano das comunidades locais. Igualmente, o facto de Tete possuir escassez obras sobre a temática, escritas por autores locais, presidiu tam-bém o desejo de produzir conhecimentos sistematizados contendo propostas tendentes a minimi-zação dos problemas urbanos verificados.
1.2. Importância do trabalho
Espera-se com este trabalho contribuir nos esforços pelo desenvolvimento sustentável na região do qual o estudo cinge, alertando sobre os impactos a curto, médio e longo prazo decorren-tes das actividades humanas em Tete, bem como analisar os factores responsáveis para a eclosão de tais problemas, despertando assim às comunidades de modo a adoptarem medidas de minimi-zação eficientes.
Tratando-se de um trabalho de pesquisa na região em estudo, espera-se que o mesmo consti-tua uma fonte de informação adicional às instituições que tutelam e lidam com o ordenamento territorial, nomeadamente: o Ministério de Obras Públicas e Habitação (MOPH); Ministério para a Coordenação da Acção Ambiental (MICOA) e os Conselhos Municipais (CM) sobre a crescente ocupação desordenada dos espaços e a consequente degradação ambiental que se caracteriza pela mesma na Cidade de Tete, devido a atribuição e ocupação desordenada das parcelas de terra, de modo que se adoptem estratégias que possibilitem solucionar o problema o mais breve possível em prol do desenvolvimento sustentável.
Sendo um trabalho de pesquisa científica na área em estudo, espera-se que o mesmo constitua uma fonte para o conhecimento a respeito da temática, e sirva no futuro de material didáctico, no que diz a organização urbana no contexto do ensino de Geografia local e outras áreas de saber, de forma a expor aos estudantes os conhecimentos na base da realidade local.
1.3. Problematização
Na África, em Moçambique e Tete em particular, as cidades tem sido por muitas vezes vistas como centros de oportunidades, pois, pensa-se que é onde o homem pode conseguir melhores condições de vida, é nesta perspectiva que tem havido a tendência das cidades registarem grandes aglomerados populacionais originados em parte pelo grande número de êxodo rural, o que origina numa grande crescente nos centros urbanos e subsequentemente surgimento e crescimento desor-ganizando de novos bairros, os chamados bairros clandestinos, onde as condições de saneamento de meio são deploráveis, construções desordenadas que por vezes dificultam as vias de comuni-cação, entre outros serviços públicos, para além vastos problemas ambientais.
É neste âmbito que se pretende desenvolver a presente pesquisa com o propósito de inteirar-se dos factores e impactos desta situação, para além de buscar soluções de modo que se possa reduzir o que estes problemas representam na paisagem urbana bem como para a saúde pública. Desta forma questiona-se o seguinte:
• Que impactos tem a sucessão urbana a nível ambiental e socioeconómico na cidade de Tete?
1.4. Objecto de estudo
Constitui o objecto de estudo a sucessão urbana na Cidade de Tete, 2008-2014.
1.5. Hipóteses
As hipóteses que sustentam a ocorrência dos problemas de sucessão urbana na Cidade de Tete provavelmente assentam sobre os seguintes aspectos:
• A falta de técnicos capacitados em matéria de ordenamento territorial no Conselho Muni-cipal da Cidade de Tete (CMCT);
• Fraco conhecimento sobre os problemas e as consequências que advêm do desordenamen-to territorial, por parte das entidades responsáveis e o público em geral; e,
• A rápida demanda demográfica no que respeita aos assentamentos dos centros urbanos que se tem registado nos últimos tempos.
• A ganância dos técnicos do conselho municipal;
• Influência política;
...