Educação Para O Desenvolvimento Sustentavel
Pesquisas Acadêmicas: Educação Para O Desenvolvimento Sustentavel. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: • 22/9/2014 • 447 Palavras (2 Páginas) • 269 Visualizações
Educação para o Desenvolvimento Sustentável no Brasil
Explique de que forma a inclusão de educação ambiental nos mais baixos níveis escolares pode auxiliar no desenvolvimento de uma sociedade melhor para futuro.
Temos notado o agravamento dos riscos ambientais, o que traz graves consequências para a população, principalmente para quem vive em condição de extrema pobreza. As famílias que moram nas proximidades de rios e nas favelas, consequentemente, sob risco de deslizamentos de barrancos e enchentes, são as que mais sofrem.
Diante disso, é necessário que se faça uma reflexão da necessidade de uma educação de qualidade, principalmente nos mais baixos níveis escolares, formando nesta futura sociedade cidadãos comprometidos e empenhados com o enfrentamento das questões ambientais. É de extrema relevância a complexidade desse processo de transformação, mas para que aconteça a educação de qualidade aqui referida e embasada no “evoluir” do aluno como sujeito de transformação de sua própria vida se torna fundamental ter a escola e seus professores como parceiros nesse crescimento. Como diz Paulo Freire:
”Uma das tarefas essenciais da escola, como centro de produção sistemática de conhecimento, é trabalhar criticamente a inteligibilidade das coisas e dos fatos e a sua comunicabilidade. É imprescindível, portanto, que a escola instigue constantemente a curiosidade do educando em vez de "amaciá-la" ou "domesticá-la".
Para chegar a esse ponto, no entanto, o professor deve trabalhar com o aluno uma linguagem onde ele se identifique com a situação, com seu meio, sua vivência, trazendo pra dentro da sala de aula a sua realidade. Ao discutir com esse aluno suas atuações e elencar os problemas, o educador também abrirá perspectivas para que ele encontre soluções.
Nesse sentido, chamamos a atenção para a importância da Educação Ambiental no processo educativo para a formação de uma sociedade com o maior conhecimento desta questão e contribuir nas mudanças, transformações sociais, culturais e econômicas, transformando o meio em que se vive para uma melhor qualidade de vida futura.
Leff (2001) relata sobre a não possibilidade em resolver os crescentes problemas ambientais e revertendo suas causas sem que haja uma mudança radical nos sistemas de conhecimento, dos valores e dos comportamentos gerados pela dinâmica de racionalidade existente, fundada no aspecto econômico do desenvolvimento.
Desta maneira, cidadãos mais conscientes ajudarão comunidades, grandes empresas e o governo a criar medidas para a sustentabilidade e para a construção de um futuro mais sustentável. Essa preocupação nos remete a uma possibilidade de mudanças sociopolíticas e de desenvolvimento de novos projetos, além de grandes avanços no que diz respeito à sustentabilidade e às fontes renováveis.
"Educação não transforma o mundo.
Educação muda pessoas. Pessoas transformam o mundo". Paulo Freire
Fontes: Cadernos de Pesquisa, n. 118,Educação Ambiental Cidadania e Sustentabilidade < acesso em 28 mai 2014
http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/especial.asp?EditeCodigoDaPagina=505
http://www.scielo.br/pdf/ram/v12n3/a04v12n3.pdf < acesso em 28 mai 2014 http://oitavadired.blogspot.com.br/2011/07/uma-das-tarefas-essenciais-da-escola.html
...