Eficiência Na Gestão pública
Artigo: Eficiência Na Gestão pública. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: Jeane123 • 27/10/2014 • 1.947 Palavras (8 Páginas) • 349 Visualizações
1. INTRODUÇÃO
O presente trabalho tem por finalidade um estudo de caso extraído da Casoteca de Gestão Pública – ENAP onde relata um CASO DE ENSINO NO MARKETING SOCIAL: onde foi formada uma parceria entre a administração pública e uma empresa de comunicação, ou seja, uma abordagem metodológica de investigação que focará em compreender, explorar e descrever os acontecimentos descritos no texto.
Marketing social é a modalidade de ação mercadológica institucional que tem como objetivo principal atenuar ou eliminar os problemas sociais, as carências da sociedade relacionadas principalmente às questões de higiene e saúde pública, de trabalho, educação, habitação, transportes e nutrição.
Marketing social pode ser definido como a gestão do processo de inovações de cunho social a partir da adoção de atitudes,comportamentos e práticas individuais e coletivas, orientadas de acordo com preceitos éticos, sendo estes fundamentados com base nos direitos humanos.
Este trabalho foi realizado com a intenção de explicar o que é marketing social e como ele é utilizado nas relações de trabalho entre administração pública e empresa de comunicação.
A primeira parte do trabalho se dedica à caracterização das empresas envolvidas, suas principais funções e características, na segunda parte temos o detalhamento da parceria criada entre as empresas envolvidas e na terceira parte a discussão sobre os temas propostos no presente caso.
O método de pesquisa constitui-se na realização de pesquisa com temas concernentes ao caso proposto. O texto foi feito através do que foi lido e interpretado nas pesquisas e através da análise do caso proposto no trabalho.
2. DESENVOLVIMENTO
2.1 Parte I – Caracterização da Organização e da Instituição pública
O grupo VIT é o representante da MTV do Rio Grande do Sul, esta empresa é uma emissora de televisão que tem como diretor executivo Vitor Faccioni, formado em Administração e com MBA em Marketing .O público-alvo desta empresa são os jovens.
O Detran do Rio Grande do Sul é um órgão da autarquia executiva de trânsito do governo do Rio Grande do Sul, que fiscaliza o trânsito de veículos terrestres e determina as normas para a formação e fiscalização de condutores.
2.2 Parte II – A parceria entre as organizações
A VIT através de seu projeto denominado de SUP, Serviços de Utilidade Pública ligado à segurança no trânsito, firmou uma parceria junto ao Detran/RS,através de uma estratégia em que a MTV assinava com o cliente a campanha e lhe cobrava somente a produção.
As SUP existem desde o início dos anos noventa, porém a MTV foi pioneira na utilização do tema voltado à segurança no trânsito, oferecendo assim a possibilidade de parceria com o Detran/RS, parceria essa que foi firmada em 2003 quando a MTV passou a produzir programetes voltados à prevenção de acidentes no trânsito.
Através das campanhas a empresa tinha como objetivo transmitir a certeza de sucesso tanto ao cliente quanto a sociedade, criando inovações,tendo em suas campanhas algo diferenciado,porém eficaz no impacto social, pois o público-alvo da emissora,os jovens, querem sempre novidade. Por isso tinha que se utilizar novas ideias que agradassem tanto ao cliente quanto ao consumidor e que também pudessem ser mensuradas em sua efetividade.
2.3 Parte III – Discussão de temas presentes no caso
- Tema 1 – Orçamento público
- Tema 2 – Poder Legislativo
- Tema 3 – Políticas Públicas
- Tema 4 – Empresas públicas, administração direta e indireta
- Tema 5 – Marketing Social.
- Tema 6 - O desafio da VIT
Tema 1 – Orçamento público
Orçamento público, em sentido amplo, é um documento legal (aprovado por lei) contendo a previsão de receitas e a estimativa de despesas a serem realizadas por um governo em um determinado exercício, geralmente compreendido por um ano.
O Orçamento Público no Brasil (Orçamento Geral da União) inicia-se com um texto elaborado pelo Poder Executivo e entregue ao Poder Legislativo para discussão, aprovação e conversão em lei. O documento contém a estimativa de arrecadação das receitas federais para o ano seguinte e a autorização para a realização de despesas do Governo
O Orçamento Público é elaborado através de três etapas, são elas: o Plano Plurianual (PPA), que é realizado no início de cada governo e define as diretrizes e as prioridades da Gestão Governamental; a Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO), que irá mostrar quais são os objetivos e metas prioritárias da administração pública para um ano e deverá estar em conformidade com a Lei de Responsabilidade Fiscal e a Lei Orçamentária Anual (LOA), que é o objeto de programação para conseguir a concretização de ações planejadas no PPA, obedecidas a LDO.
Tema 2 – Poder Legislativo
O Poder Legislativo (também Legislatura) é o poder do Estado ao qual, segundo o princípio da separação dos poderes é atribuída função legislativa.Além dessa função,compete também ao Poder Legislativo fiscalizar o Poder executivo e julgá-lo se necessário, além de julgar também os seus próprios membros.
O Poder Legislativo deve ser composto pelo legisladores, ou seja, os homens que elaboram as leis que regulam o Estado e que devem ser obedecidas pelos cidadãos e pelas organizações públicas ou empresas. Em países presidencialistas ou em Monarquias, o Poder Legislativo é composto pelo congresso,o parlamento e as assembleias ou câmaras.
Tema 3 – Políticas Públicas
Políticas Públicas são a totalidade de ações, metas e planos que o governo (nacionais, estaduais ou municipais) traçam para alcançar o bem- estar da sociedade e o interesse público.
O processo de formulação de Políticas Públicas apresenta diversas fases,sendo a primeira fase voltada ao objetivo de seleção de prioridades, formulando assim uma agenda, a segunda fase é a fase da formulação de políticas
...