Empregados de escolas públicas: quem somos nós?
Projeto de pesquisa: Empregados de escolas públicas: quem somos nós?. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: chikodazaira • 9/1/2015 • Projeto de pesquisa • 332 Palavras (2 Páginas) • 200 Visualizações
UNIDADE 01 – Funcionários das escolas públicas: quem somos?
1 – Em seu Município, já existiu ou existe Escola Normal ou curso de habilitação para o magistério? Ainda existe alternativa de formação de professores em nível médio? Entreviste uma professora ou professor formado em nível médio, que depois tenha feito curso superior, e pergunte sobre o que foi importante para essa professora ou professor cursar o Ensino Superior.
R = Aqui em Muaná existe o ensino médio regular, já existiu o ensino médio com habilitação para o magistério, hoje não existe mais, pois a formação para professores, segundo LDB 9394/96, deve ser em educação superior.
Entrevistei a professora C.F.B. Pacheco, habilitada em magistério nível médio e hoje em educação superior no curso de Letras.
- Perguntei o que lhe motivou a cursar o nível médio magistério? Você gosta de ser professora?
Era o único curso que existia em meu município, não tinha outra escolha, confesso que no inicio nem tanto mais agora vejo que nasci pra ser educadora”.
- Quantos anos você lecionou com o nível médio? Por que buscou a educação superior?
Trabalhei por três anos no ensino fundamental menor, foi nesse período que descobrir minha vocação. Busquei a educação superior como necessidade intelectual e de sobrevivência (salário).
- Depois de formada o que mudou em sua vida pessoal e profissional?
Fiz o vestibular da UFPA e consegui ser aprovada no curso de Letras, foi muito difícil pensei em desistir por varias vezes: tive que morar em outro município na casa de parentes longe da minha família e a minha primeira gravidez, não foi fácil, mas não poderia desistir dos meus objetivos e continuei estudando e após a conclusão tive uma grande satisfação profissional e pessoal. A formação em educação superior ampliou a minha visão de mundo e principalmente em relação à educação. Aprendi novas metodologias para trabalhar tanto dentro como fora de sala de aula. Hoje posso dizer que a educação continuada é de suma importância para desempenhar da melhor maneira possível a nossa profissão.
...