Estado, Governo E Mercado
Casos: Estado, Governo E Mercado. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: emyrodrigues • 12/4/2014 • 671 Palavras (3 Páginas) • 917 Visualizações
Questionário
1) Explique a dinâmica pendular das relações entre Estado e Mercado. Dê um exemplo.
Resposta:
O nome pendular se dá por conotar a figura de um pendulo, que oscila a cada momento para um lado. De um lado temos o Estado e do outro o Mercado, que conforme a necessidade da sociedade em determinada época, tendem para um lado ora para outro.
Quando tende-se para o mercado visa-se o lucro, a disputa econômica, e quando tende-se para o Estado este assume a responsabilidade de prestar os serviços, a assistência social, não havendo lucros; um exemplo é o Sistema Único de Saúde.
2) Explique a dinâmica espiral das relações entre Estado e Mercado. Dê um exemplo.
Resposta:
A dinâmica espiral das relações entre Estado e Mercado compreende uma análise interpretativa tridimensional evolutiva das sociedades capitalistas em um determinado período de tempo, demonstrando que a mesma não é uma simples interpretação de avanço e retorno, mas sim um modelo que exemplifica as influências interventoras originadas nas relações entre Estado e Mercado, sobre o qual nunca volta a um mesmo ponto de origem, ou seja, o poder interventor do Estado e as relações deste com o Mercado em prol do bem estar das sociedades capitalistas é uma evolução constante e continua que não regressa a um mesmo ponto de partida. (FONTE: livro: ESTADO, GOVERNO E MERCADO Autor: Ricardo Corrêa Coelho - Editora: CAPES 2009).
Podemos usar como exemplo o setor produtivo da pecuária que além das influencias de Mercado e Estado, também possuem influência da legislação sanitária, e de órgãos vinculados, interferindo na qualidade, higiene e etc, diversas variáveis.
3) Explique a diferença entre a dinâmica pendular e a dinâmica espiral.
Resposta:
A dinâmica pendular é uma relação eu envolve apenas duas variáveis: Estados e Mercado. Enquanto a dinâmica espiral é um gráfico polidimensional, que vão além de Estado e Mercado.
4) Quais as duas matrizes teóricas para interpretação das relações entre Estado e Mercado? Explique a diferença entre elas.
As duas matrizes teóricas são a Liberal e Marxista.
A matriz teórica liberal que tem suas raízes no pensamento dos filósofos iluministas do século XVII e dos economistas da escola clássica do século XVIII, compreende a ideia de um mercado autorregulável e dotado de concorrência, portanto baseia-se no liberalismo econômico sobre o qual carrega o idealismo de que o Mercado determina as decisões dos agentes econômicos, motivados pelo Direito Natural que regula o conjunto das regras inatas à natureza humana, as quais todas as pessoas devem obedecer, sobre o qual estabelece os fundamentos de uma ordem política legítima.
Enquanto a matriz teórica marxista é inspirada no pensamento do filósofo alemão Karl Marx, o qual foi o mais contendente crítico do pensamento político, filosófico e econômico vigente à sua época, nos revela uma posição em que o Estado assume o total controle dos meios de produção advindos do Mercado, pois a ele cabe a garantia
...