Formas De Governo
Monografias: Formas De Governo. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: lide • 16/6/2014 • 307 Palavras (2 Páginas) • 271 Visualizações
Forma de governo é o nome dado a instituições políticas que são utilizadas para determinar a maneira de administrar uma nação. Cada instituição política busca o poder políticobem como o seu exercício. As formas de governar uma nação por instituições políticas podem ser:
Anarquismo: Forma política que objetiva abolir o capitalismo para que o Estado seja ausente. Defende aliberdade e a ausência de leis.
República: Forma política que designa um representante para que se eleito pelo povo, assuma o mais alto cargo do poder executivo.
Monarquia: Forma política quetem o rei como chefe máximo de estado. Normalmente o chefe de estado recebe o cargo como herança, ou seja, o trono é passado de pai para filho ou em casos de não haver um herdeiro legítimo é passadopara o parente mais próximo.
A partir destas formas de governo surgem correntes ligadas a essas. Há também outras formas de governo que são consideradas formas impuras que também servem comoinspiração para novas correntes. São elas:
Oligarquia: Forma política utilizada por alguns grupos que dominam a cultura, a política e a sociedade do país. Normalmente dominam tais fatores em prol de seuspróprios interesses.
Demagogia: Forma política que consiste em levar o povo a confiar em falsas promessas e situações que na realidade não podem ser postas em prática.
Tirania: Forma políticautilizada por pessoas sem limites de poder. Normalmente utilizam-se ameaças e violência como formas de reprimir a sociedade e fazer com que as imposições sejam aceitas.
Os Três Poderes
Desde aAntiguidade, vários filósofos e pensadores se desdobram nas formas de organização do poder político. Muitos destes se preocupavam com a investigação de uma forma de equilíbrio em que o poder não se mantivessesustentado nas mãos de uma única pessoa ou instituição. Já nessa época, as implicações de um governo de feições tirânicas ou autoritárias preocupavam as mentes daqueles que voltavam sua atenção
...