GARANTIR A INVESTIGAÇÃO SOCIAL NO DOMÍNIO DO SERVIÇO SOCIAL
Seminário: GARANTIR A INVESTIGAÇÃO SOCIAL NO DOMÍNIO DO SERVIÇO SOCIAL. Pesquise 862.000+ trabalhos acadêmicosPor: staryudo10 • 5/11/2014 • Seminário • 1.486 Palavras (6 Páginas) • 291 Visualizações
ANHANGUERA EDUCACIONAL - UNIDERP INTERATIVA
DISCIPLINA: PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
CURSO: SERVIÇO SOCIAL
TUTORA EAD: EDILENE XAVIER ROCHA GARCIA
PESQUISA EM SERVIÇO SOCIAL
SÃO LUÍS-MA
20/09/2014
A RELEVÂNCIA DA PESQUISA SOCIAL NA ATUALIDADE PARA O CAMPO DO SERVIÇO SOCIAL.
Pode-se definir Pesquisa Social como o processo formal e sistemático de desenvolvimento de método científico. O objetivo fundamental da pesquisa é descobrir respostas para os problemas mediante o emprego de procedimentos científicos. Assim, pode-se entender que a metodologia científica, permite a obtenção de novos conhecimentos da realidade social. Assim, o conceito de pesquisa aqui adotado, aplica-se às investigações realizadas no âmbito das mais diversas ciências sociais, incluindo Sociologia, Ciência Política, Psicologia, Economia, etc.
A Pesquisa Social classifica-se em pura e aplicada. Onde a Pesquisa Pura, é a que busca o progresso da ciência, desenvolver os conhecimentos científicos sem a preocupação direta com suas aplicações e consequências práticas. Já a Pesquisa Aplicada apresenta muitos pontos de contato com a pesquisa pura, todavia tem característica fundamental o interesse na aplicação, utilização e consequências práticas dos conhecimentos. De modo geral é este tipo de pesquisa que mais se dedicam os Assistentes Sociais e outros pesquisadores.
A pesquisa enquanto dimensão formativa para o Serviço Social possui grande importância e relevância para o desenvolvimento de um profissional qualificado a atender as necessidades postas cotidianamente. A profissão de Serviço Social desenvolveu em sua origem uma postura assistencial e messiânica, voltado para atender as demandas imediatas da população menos assistida pelo poder público, postura tal, embasada no conservadorismo, ainda presente nas atitudes profissionais. Assim sendo, o assistente social na sua atuação profissional precisa aprimorar os conceitos teóricos, a linguagem e a pesquisa como prática diária de trabalho. Pois, só relacionando a teoria com a prática é que podemos capacitar um profissional capaz de atuar com eficiência e eficácia em seu ambiente de trabalho.
A principal contribuição da pesquisa para o Serviço Social seria propiciar a construção de tipologias de diagnósticos e tratamento mediante a conversão do conhecimento das Ciências Sociais em princípios para o exercício da pratica profissional. Portanto, no ponto de vista, o Serviço Social, diferentemente das ciências, não estaria voltado para a “acurada descrição e interpretação do mundo social”, mas para o “controle desse mundo”, mediante o manejo de técnicas, informadas por outras disciplinas, tal como procedem a seu ver, as tecnologias e as engenharias (PEREIRA, 2005, p.18).
PROJETO DE PESQUISA
Tema:
Pobreza e Desigualdade Social – Uma questão de Políticas Públicas
Delimitação do Tema:
Pesquisa sobre o impacto do programa Bolsa Família na melhoria da qualidade de vida das famílias beneficiárias no bairro Estiva cidade São Luís-MA.
Objetivos:
Objetivos Gerais:
Avaliar se o programa Bolsa família tem cumprido com seus principais objetivos: melhorar as condições de vida das famílias mais vulneráveis e se tem contribuído para que elas tenham mais acesso a direitos básicos como a educação.
Objetivos Específicos:
Levantar a situação econômica das famílias no ingresso ao programa e na atualidade.
Realizar levantamento sobre a situação educacional das famílias no ingresso ao programa e na atualidade.
Justificativa:
Vimos que o Brasil já conseguiu avançar no que reporta ao combate às desigualdades sociais, mas isto não significa que estamos perto de solucionar esta questão.
A partir dos anos 90, após ter sido promulgada a Constituição Cidadã, que tem como objetivo erradicar a pobreza e a marginalização, houve um maior esforço na implementação de ações afirmativas voltadas para a população brasileira pobre. Importante destacar que, as Constituições anteriores tinham previsão de igualdade, muito embora, só com a atual foi possível dar um suporte real, o que propiciou a criação de vários programas com vistas à inclusão social das minorias, pois trouxe a previsão da participação dos grupos sociais nas iniciativas de combate à pobreza, à exclusão e à discriminação.
Buscando a igualdade e a inclusão das pessoas consideradas pobres e extremamente pobres na sociedade, foram criadas algumas políticas públicas, que passaremos a estudar.
Em 1993 foi criado o Plano de Combate à Fome e à Miséria, que propunha um movimento articulado de recursos institucionais, organizacionais e humanos com vistas a atender parte da população que sobrevivia com um ¼ de salário mínimo. Este plano tinha como princípios a parceria, a descentralização e a solidariedade.
De 1995 a 2002, o programa acima foi substituído pelo Programa Comunidade Solidária, que fazia uso de ações descentralizadas com participação da sociedade para combater à fome e à exclusão social.
FUNDAMENTAÇÕES TEÓRICAS BOLSA FAMÍLIA
Até agora defendemos a criação de ações afirmativas que combatam à pobreza, e proporcionem aos indivíduos o gozo dos direitos inerentes à soberania. Fizemos uma retrospectiva de alguns programas que tinham esta finalidade.
Cabe destacar que a Constituição brasileira, em seu art. 3º, inciso III, estabelece como objetivo fundamental da República a erradicação da pobreza e da marginalização e a redução das desigualdades sociais e regionais. Importante então destacar o programa estabelecido pelo Governo Federal, chamado de Bolsa Família que, embora seja um programa de transferência de renda, tenta promover o acesso à educação e à saúde e, desta forma, conseguir a inclusão na sociedade de famílias economicamente carentes.
O Bolsa Família unificou outros programas de transferência de
...