Importância das interfaces entre governo e empresas para estimular as atividades de exportação
Por: cynthiaalb • 22/11/2015 • Trabalho acadêmico • 580 Palavras (3 Páginas) • 419 Visualizações
Título: Importância das interfaces entre governo e empresas para estimular as atividades de exportação
Aluno: **************************************
Disciplina: Negócios internacionais Turma: GRDMEAD_T0116_0215
Introdução
Exportar é uma alternativa de ganhos de experiências e principalmente financeiros, que gera à empresa uma perspectiva global. Em vista disso, o governo criou alguns projetos de isenção de taxas e impostos, a fim de incentivar a comercialização entre os países, a fim de vencer a concorrência acirrada das empresas, essa possibilidade visa competir um mercado cada vez mais globalizado, gerando ganhos para a economia brasileira e também um equilíbrio na balança comercial.
A atividade a seguir explicitará cada um desses projetos de incentivo à exportação promovida pelo governo para as pequenas e médias empresas.
Desenvolvimento
Exportar exige preparo e muito planejamento que vão desde ao controle de estoque e preparo de embalagens até a contratação de experientes funcionários que estejam à frente da empresa e tenham fluência em outros idiomas além de conhecimento na área e atenda claramente ao cliente.
Para se ingressar no mercado internacional é de grande importância, conhecer o país hospedeiro, seus costumes e através daí deve-se fazer uma pesquisa sobre a aceitação do produto no exterior. A secretaria de Análise das Informações de Comércio Exterior (ALICE) é uma ferramenta criada pela secretaria de comércio exterior, destinada a divulgação de dados comerciais do país de interesse.
O Brasil possui inúmeras possibilidades de produtos e serviços para a exportação, porém o país ainda não possui uma forte cultura de exportar, falta informação e conhecimento sobre o assunto.
O governo federal a fim de mudar esse cenário vem trabalhando gradativamente projetos para as empresas interessadas em exportar, visto que esse processo favorece o equilíbrio da economia do país e gera empregos.
O governo gera incentivo fiscal e tributário, o que possibilita que produtos brasileiros tenham um preço competitivo no exterior, disponibiliza também algumas ferramentas para as pequenas e médias empresas que tenham interesse na cultura exportadora.
A APEX (Agência Brasileira de Promoção e Investimentos) é uma dessas ferramentas, ela tem a função de inserir no mercado internacional empresas nacionais, estimula e indica as melhores oportunidades para os produtos e serviços no mercado internacional e incentiva a vinda de capital estrangeiro para setores estratégicos do Brasil, abaixo segue passo a passo da Apex para a empresa inserir no mercado estrangeiro.
1. Qualifique sua empresa
2. Torne seu negócio mais competitivo
3. Aproxime-se dos tradings
4. Ações de promoção comercial
5. Projetos com entidades setoriais
Outra ferramenta é o Portal do exportador essa é disponibilizada
...